Muitas de nossas ações e atitudes do dia a dia, inclusive aquelas relacionadas a dinheiro, são provenientes de programações mentais que orientam a nossa forma de agir. No âmbito financeiro, o fato de escolher pagar uma compra parcelada em vez de pagá-la à vista é, por exemplo, uma programação mental e que pode ser uma crença.

Mas o que é uma crença? Crenças são pensamentos pré-definidos que temos sobre determinados assuntos. São paradigmas, que construímos ao longo da vida, de acordo com a experiência que vivemos. Todos nós temos crenças e não vivemos sem elas.

Você é resultado de tudo aquilo que recebeu e compreendeu como verdade durante toda a sua vida, está inserido no seu ser. Tudo o que lhe passaram como realidade absoluta ficou impregnado em você. Você é o que acredita ser, seja algo positivo ou negativo. Você, eu, todos somos resultado de nossas crenças.

Vamos para um exemplo bem prático: Qual sensação você tem quando precisa pagar as suas contas, seja a água, energia, aluguel (pense em uma conta)? Você sente prazer ou raiva? É satisfação ou reclamação? Perceba o que acontece dentro de você: um sentimento positivo ou negativo?

Continua após a publicidade

Você pode sentir alívio, tranquilidade, alegria ao compreender que pagar suas contas, representa o poder que você tem para isso e o privilégio de ter dinheiro para esse fim. No sentido inverso, se você não gosta de pagar contas, detesta essa obrigação, possivelmente, sente raiva, revolta, desprezo e, com isso, passa reproduzir mais problemas financeiros e novas dívidas. Veja alguns exemplos de crenças limitantes, a maioria está associada ao medo, à escassez, ao não merecimento:

O dinheiro é a raiz de todo o mal;

Eu sou desorganizada com minhas finanças;

Continua após a publicidade

Eu não mereço dinheiro;

Alguma dessas crenças fez sentido para você? De qual você se lembrou no momento em que você estava lendo?

Agora, sua atividade será reescrever suas crenças limitantes e transformá-las em crenças fortalecedoras. Crie crenças fortalecedoras pra você! Da mesma forma que uma crença limitante o impede de avançar, uma crença fortalecedora o impulsionará no que você precisa superar! Veja alguns exemplos: 

Continua após a publicidade

Dinheiro é bom;

Eu sou organizado com minhas finanças;

Eu mereço ser abundante e próspero.

Continua após a publicidade

Sim, você merece e muuuuuito... dinheiro traz liberdade para ter mais tempo com os filhos, com a família, liberdade para optar em trabalhar com o que você realmente gosta. Obviamente, buscar o dinheiro pelo dinheiro não traz felicidade, mas o dinheiro deve ser visto como um meio de você alcançar a liberdade.

Usando o dinheiro da forma correta, fazendo as melhores escolhas de investimentos e fazendo o dinheiro, de fato, trabalhar para você, ele trará a liberdade que você tanto deseja e proporcionar melhores condições de vida. Ainda, ele pode ser usado para construir hospitais, alimentar pessoas, desenvolver medicamentos que curam e salvam vidas, tudo depende da nossa percepção.

Depois de substituir suas crenças limitantes pelas fortalecedoras, você vai ler por 21 dias – isso mesmo, 21 dias - o que você escolheu para a sua vida a partir de agora! Todos temos recursos extraordinários à disposição. Basta você tomar a decisão certa e assumir a responsabilidade de ser o protagonista da sua vida – você é o ator principal da sua vida! Não deixe de colocar em prática a técnica para mudar completamente suas crenças limitantes, permitindo assim que você veja e experimente todas as oportunidades financeiras que já estão a sua disposição e, então, alcançar sua verdadeira abundância.

Lembre-se o dinheiro apenas potencializa o que você já é! Se você for bom, fará coisas e obras maravilhosas com o dinheiro.