O avanço da tecnologia, com as funcionalidades e os benefícios por ela proporcionados, vem aos poucos, mudando os processos tradicionais dos educandários de Santo Antônio do Monte.
Primeiro, as salas de informáticas foram revitalizadas e a internet potencializada para garantir acesso efetivo.
Depois a Prefeitura, juntamente com a parceria das cooperativas de Crédito Sicoob Credimonte, Sicoob Lagoacred e Sicredi fizeram um grande investimento para que os alunos tivessem acesso ao Portal Minas Educa, que oferece conteúdo interativo através da gameficação.
Nesse contexto, todas as professoras receberam um notebook para planejar e incrementar suas aulas, tornando-as mais dinâmicas e interessantes.
Agora foi a vez dos tablets invadirem as salas de aula e revolucionarem o ensino escolar. “Não estamos menosprezando ou substituindo ferramentas básicas como quadro lousa, giz, lápis e caderno. Também compramos novas bibliotecas e materiais pedagógicos concretos. Porém, sabemos que temos que tornar o ensino mais atrativo para essa geração que já nasceu e está familiarizada com o mundo digital”, ressaltou a Secretária Arminda.
Sendo assim, os investimentos na Educação de Santo Antônio do Monte não cessam. A Prefeitura, através da Secretaria de Educação doou 300 tablets para as escolas do município. O número garante que duas turmas de cada instituição possam trabalhar com as mídias simultaneamente.
Sob supervisão, os alunos a partir de 5 anos estão acessando a plataforma do Minas Educa através dos novos equipamentos. “Eles estão amando, já sabem ligar e manusear com facilidade. O entusiasmo em aprender é visível e contagiante”, disse a professora do Castelinho.
Os alunos maiores são estimulados a fazer pesquisas e utilizar o equipamento de forma produtiva e não somente como lazer, como normalmente acontece em casa, principalmente através dos celulares.
A tendência de mobilidade é real e palpável em nossa cidade, e os educadores tem se adaptado muito bem na utilização dos recursos que estão sendo disponibilizados. Professores e alunos estão mais conectados, garantindo assim, muitos benefícios como aumento da produtividade, conteúdos mais didáticos e multimidiáticos, além da promoção da interatividade.
Comente