Contruir pontes que ligam os dias difíceis a um futuro mais promissor é o grande desafio de qualquer ser humano que se propõe ser o líder da própria vida. Os líderes mais eficazes, geralmente têm um ponto em comum, todos mostram elevado grau de inteligência emocional.

Claro que, o QI (quociente intelectual) é importante, mas sem inteligência emocional, não existe um grande líder, seja como profissional, pai, mãe, amigo, enfim, em qualquer situação em que você se encontre, a habilidade de inteligência emocional fará a diferença no sucesso da sua liderança para a vida.

A boa notícia é que essa habilidade pode ser desenvolvida, a partir de persistência e muito treino, e isso, fará de você um líder notável. Entretanto, como foi inscrita no pátio do Templo de Apolo em Delfos “Conhece-te a ti mesmo”, esta é uma tarefa diária para você que deseja desenvolver sua inteligência emocional, e nisso exige abandonar antigos hábitos de comportamentos e criar novos.

Quem tem autoconhecimento sabe aonde vai e por quê, conhece seus valores, objetivos, pontos fortes, pontos fracos e busca sempre aprimorar suas limitações para vencer os desafios diários e fazer seu esforço valer a pena.

Continua após a publicidade

Mas que fique claro, mudanças duradouras exigem muita prática, ou seja, aprimorar sua inteligência emocional será uma atividade diária e você pode contar com a ajuda de amigos, familiares, parceiros de trabalho ou qualquer outra pessoa com quem você conviva para receber feedbacks do seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Há uma pesquisa no livro de Daniel Goleman, a qual comprova que o nosso sucesso na vida depende:

80% da nossa inteligência emocional (mente que sente);

Continua após a publicidade

20% do nosso sucesso depende da nossa inteligência cognitiva (mente que pensa).

Por isso, é tão importante buscarmos nossa Inteligência Emocional – observe: “Quando temos uma reação intensa provocada pelo medo, por exemplo, uma parte do nosso cérebro (chamada amídala) reage de forma instantânea e inconsciente – então, você se pergunta: “Como é que eu pude fazer aquilo?” – isso se chama Sequestro Emocional.

Agora, ter o cérebro “sequestrado” por uma emoção não parece algo muito inteligente, não é mesmo?

Continua após a publicidade

Dessa forma, Inteligência Emocional é criar uma conexão entre a emoção e a razão, para que a resposta seja a mais adequada e equilibrada possível, na prática, isso precisa de muito treino, mas dá para fazer, basta você não desistir!

E Inteligência Emocional, nada mais é que a capacidade de dar inteligência a nossas emoções, fazer com que as emoções trabalhem a nosso favor, e com isso conseguirmos aumentar nossos resultados, por isso, vou deixar aqui algumas dicas para você conseguir colocar em prática:

Leia bons livros e assista bons filmes, isso vai ampliar seu olhar e aumentar sua clareza, melhorar sua comunicação e assim sua inteligência emocional.

Continua após a publicidade

Perceba suas emoções e pare de rotular como boas ou ruins – apenas perceba e tente entender o que você está sentindo- o autoconhecimento te liberta de acionar gatilhos mentais que fazem você se arrepender depois que já agiu. Use a técnica da respiração: respire 10 vezes profundamente, segurando o ar e soltando de forma suave. É incrível o poder da sua respiração, comece... experimente... mesmo que você não acredite... depois me conta.

Seja flexível com você e com os outros – pratique a escuta ativa e pare de julgar. Respeite que o outro tem uma história diferente da sua e por isso ele vê a mesma situação que você de modo diferente – ponto!

Durma bem, beba água, faça atividades físicas e alimente a sua espiritualidade.

O sucesso dos seus negócios e da sua vida é o resultado dos seus comportamentos, hábitos e costumes. A sua vida depende das decisões que você toma todos os dias, então escolha coisas boas! Isso só depende de você!