Na manhã desta sexta feira (27), funcionários da Santa Casa de Arcos, insatisfeitos com o atraso no pagamento e também no crédito do Ticket Alimentação, fizeram uma manifestação pacífica na Porta da Intituição de Saúde de Arcos.
A insatisfação foi refletiva nas roupas pretas e também em cartazes.
Nós entramos em contato com a Provedoria da Santa Casa que nos enviou uma nota:
A Santa Casa de Arcos não é a única no Brasil a passar por problemas financeiros, tanto que por conta da falta remuneração justa àqueles que oferecem serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), nos últimos seis anos, 315 Santas Casas fecharam as portas. Inclusive por isso, o CMB lançou as campanhas: “Chega de Silêncio” e “Filantrópicos Não Suportarão Mais”. São ações para alertar os poderes públicos sobre a dificuldade em absorver os custos por conta do subfinanciamento ao SUS. Isso acontece porque o valores que vêm sendo recebidos pela Santa Casa, em sua maioria, são destinados a investimentos, especialmente para as obras do Bloco Cirúrgico e UTI. Então, a Provedoria reconhece e não está inerte, diante desta grave situação que de fato vem desmotivando e afastando bons colaboradores de nosso quadro. Recentemente, estamos perdendo oito colaboradores e um total de 160 do quadro. No entanto, a pedido da Prefeitura Municipal, como decorrência do final do Convênio para instalação do CTI - Covid, mais 12 colaboradores poderão ser dispensados.
Embora ainda não tenha sido encontrada solução, com o início da nova gestão, no próximo dia 1º de junho, manteremos nosso esforço e trabalho para resolver ou pelo menos minimizar este grave quadro. Aproveitamos para elogiar novamente nossos colaboradores que, sensíveis às necessidades dos arcoenses, seguem trabalhando e oferecendo o seu melhor. “
Assina a nota Irmã Sandra Gontijo - Provedora da Santa Casa de Arcos.
Ainda de acordo com Provedora, até a data de ontem, faltavam cerca de R$80.000,00 para o pagamento dos salários.
Comente