Quer assumir o controle da sua vida financeira? Não é possível ter o controle de algo que eu não entendo, que eu não acompanho. Portanto, se você não sabe quanto ganha, quanto gasta, o dinheiro te controla, você não está no controle! E esse é um caminho perigoso.
Infelizmente, tem muitas pessoas doentes, feridas, muitos casamentos desfeitos porque as pessoas estão afundadas em dívidas e não conseguem manter um controle das suas finanças e tudo vira uma bagunça e isso acontece porque as pessoas fogem, não olham, porque olhar dói, então, muitas vezes deixam as coisas irem acontecendo, mas de verdade, isso não é bom! Por isso, hoje mesmo, olhe para sua situação financeira, sem complicação, mas com verdade.
Está na hora de parar de complicar... pega um papel, caneta, se preferir um computador, mas assuma esse controle, o comando precisa ser seu! Tem alguns passos importantes para isso e o primeiro:
Faça um levantamento da sua situação financeira, eu chamo de radiografia financeira, e é bastante simples: a proposta é que você faça um levantamento das suas Receitas e Despesas.
Apure quanto você ganha, toda sua entrada de recursos, ou se preferir, suas receitas. Na sequência, levante todos os seus gastos, despesas (água, luz, telefone, aluguel, escola dos filhos...), coloque tudo na sua lista, inclusive dívidas, se houver.
Ao tomar conhecimento da sua realidade, você tem a oportunidade de avaliar o que pode ser cortado, quais gastos supérfluos que você não precisa, que pode e precisa ser cortado, mas aqui eu quero chamar sua atenção: cuidado! Ficar só cortando gastos, pode te levar para um canal de escassez, de miséria e isso não é bom.
Não é legal viver uma vida que não te pertence financeiramente para impressionar outras pessoas, mas com certeza, você merece viver uma vida digna e que vale a pena ser vivida. Por isso que conhecer sua realidade financeira é tão importante, não dá para ficar fugindo, o problema só aumenta.
Após identificar os pontos que você consegue ajustar no orçamento, se ainda tiver faltando dinheiro, ou não sobra nada para sua reserva de emergência ou para realizar seus sonhos, está na hora de estabelecer uma mudança, urgente!
Próximo passo, pensar em alternativas de fazer renda extra! O que você sabe fazer? Cozinhar? Ensinar? Vender? Eu não sei o que é, mas você sabe, a resposta está dentro de você.
O seu sucesso financeiro tem relação com a maneira como você lida com o dinheiro e é uma questão de atitude! Reserve um tempo para fazer essa atividade, você merece, uma vida de realizações só depende de você, das suas escolhas, da sua atitude de começar agora!! “Os vencedores tem metas, os perdedores desculpas.” Faça logo seu levantamento, sua radiografia financeira e bora realizar sonhos e construir sua liberdade financeira.
Comece dando pequenos passos para mudar o seu mindset (seu modelo mental), isso fará toda a diferença. Não encare sua realidade financeira atual como perda, fracasso ou erro, mas como uma grande oportunidade de aprender, de fortalecer sua “musculatura” emocional, financeira, intelectual e até espiritual. Sempre existe um motivo para você tentar de novo, um motivo para você ser a sua melhor versão!
Comente