Qual a importância de implantar a Cultura da Excelência no seu negócio? Muito simples... basicamente, é uma busca. E você deve estar aí se perguntando? Uma busca? Isso mesmo, uma busca pelo aperfeiçoamento contínuo das suas potencialidades e também pela qualidade em tudo que você for fazer.

Vince Lombardi, o primeiro treinador campeão do Superbowl nos deixou uma reflexão que eu gosto muito: “A excelência pode ser obtida se você se importa mais do que os outros julgam ser necessário; se arrisca mais do que os outros julgam ser seguro, sonha mais do que os outros julgam ser prático, e espera mais do que os outros julgam ser possível.”

Incrível né? Eu sei que você tem se preparado para ir muito além, mas ir além requer sacrifícios, mais que isso, é necessário que você pare de se preocupar com o julgamento do outro. Você precisa se colocar em movimento, agir, fazer mais e melhor com aquilo que você já tem hoje.

Desenvolver uma Cultura da Excelência, dá trabalho viu?! Requer muita ação, e é algo que deve ser pensado a longo prazo, mesmo porque não se desenvolve uma cultura da noite para o dia, quem disse isso aí foi Jorge Paulo Lemann, um dos empresários de maior sucesso no Brasil.

Continua após a publicidade

Eu vou te apresentar os principais pilares que estão no livro do Jornalista David Cohen para que você desenvolva essa Cultura de Excelência no seu negócio:

O primeiro Pilar: Estabeleça metas ambiciosas - sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno, então bora sonhar grande!

O segundo pilar é: Trabalho duro - a prática leva a perfeição, não existe sucesso sem trabalho. Sabe aquele clichê que sucesso vem antes do trabalho só no dicionário rsrs... é isso mesmo. Para ilustrar, Mozart, o maior prodígio da história da música, compôs sua primeira obra-prima aos 21 anos, depois de uma década inteira, dez anos escrevendo concertos. Mozart tinha um talento excepcional, mas para ficar pronto e ser consagrado ele precisou de anos e anos de treino.

Continua após a publicidade

Terceiro pilar: Pessoas íntegras e qualificadas, esteja rodeado delas- tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, assegure-se da integridade das pessoas que fazem parte da sua vida. A integridade é uma daquelas características que o indivíduo tem ou não tem,  pessoas íntegras e com qualidade é que vão te ajudar a desenvolver a sua cultura da excelência.  Infelizmente, tem gente que tem medo e sente-se ameaçado quando está próximo de alguém que tem mais habilidades. Isso é falta de maturidade emocional, aproveita a oportunidade para fazer metamodelagem com essa pessoa (modela e aprende tudo que você puder), usa isso a seu favor. Quem não pode ser substituído não pode ser promovido.

O quarto pilar é sobre: Investir em conhecimento - só de estar aqui, se dedicando, se comprometendo você já tá desenvolvendo a Cultura da Excelência, não duvide. “Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”, já dizia Benjamin Franklin e eu, concordo plenamente com ele. Conhecimento é algo que ninguém tira de você!

Atue sempre com espírito de liderança, promova a Cultura da Excelência sempre, independente do cargo que ocupa, se é liderado, tenha espírito de dono e proponha caminhos. Se está liderando, faça isso pelo exemplo, promovendo a autonomia do time. Assuma suas responsabilidades, tenha foco e busque sempre melhorias. Acredite, a cultura da excelência é uma grande aliada para o seu sucesso!

Continua após a publicidade