Infelizmente, ainda hoje, muitas pessoas acreditam que liderança está diretamente relacionado a um cargo de gestão em uma empresa, mas a grande verdade é que liderança não é um cargo, você pode ser líder como pai, mãe, funcionário, empreendedor, como gestor... na verdade, só não é líder, quem escolhe não ser.  E eu diria que essa escolha pode trazer muitos prejuízos, mesmo porque todos nós precisamos/merecemos liderar as nossas vidas.

Muitas pessoas ainda terceirizam essa responsabilidade de ser o líder da própria história, da vida que vive e, não raro, são infelizes porque vivem dependentes de alguém ou de alguma coisa. Não importa o seu cargo, mas a sua decisão de se assumir a liderança que já existe em você e se reinventar.

Alguma dúvida de que tudo está mudando muito rápido? Que, o que funcionou para os nossos pais, para nós, já não funciona mais para os nossos filhos, para essa moçada, para os millenials que estão chegando?

Antes, existia uma hierarquia extremamente engessada nas famílias, nas empresas em que “mandava quem podia e obedecia quem tinha juízo”, questionar era algo desrespeitoso e, em alguns casos até ofensivo, mas gente, isso mudou e mudou muito.

Continua após a publicidade

Eu realmente acredito que as coisas precisam de ter uma ordem, que pai e mãe são autoridades, os filhos devem respeito, que nas empresas existem regras e condições que são importantes e que precisam ser seguidas, mas, não é mais do jeito que foi há poucos anos atrás, e isso é um fato.

Hoje os jovens argumentam, questionam, querem entender, se engajar, e isso é maravilhoso, é muito bom, mas exige que o tempo todo a gente se reinvente. Porque novos tempos, trazem novos problemas e nós não vamos conseguir resolver novos problemas com a mesma mentalidade de sempre, a gente goste ou não.

Há um “conflito” de gerações acontecendo o tempo todo nas famílias, nas empresas, nos convívios sociais e isso precisa ser usado como força motora pra fazer o bem e, infelizmente, tem gerado ainda muitos desgastes.

Continua após a publicidade

Nós precisamos nos reinventar e aproveitar o melhor que cada geração tem para oferecer para transformar o “conflito” em “encontro” de gerações. Os mais velhos têm muito para ensinar e muito para aprender com os mais jovens e o contrário é muito verdadeiro também. A moçada tem muito para ensinar e muito para aprender com os mais experientes rsrs. Então, bora parar de dividir e começar a somar forças, eu tenho certeza que todos nós vamos sair ganhando.

Liderar é inspirar, influenciar pessoas, qualquer um pode fazer isso em qualquer posição que exerça, dentro ou fora de uma empresa, sobretudo na vida que vive e no legado que pretende deixar.