Por conta de uma medida cautelar preventiva devido à falta de médico pediatra que atenda por 24 horas, a Santa Casa de Arcos não pode realizar partos temporariamente. A medida partiu da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foi divulgada na última sexta-feira (08), e não se aplica aos partos de urgência e emergência.
A SES-MG explicou que o procedimento só pode ser feito se a Santa Casa providenciar uma equipe multiprofissional composta por obstetra e pediatra, mas se a paciente chegar em trabalho de parto e não seja possível a transferência, a unidade deve providenciar uma equipe.
Uma nota assinada pela Provedoria da Santa Casa foi divulgada:
"A Santa Casa esclarece que, conforme expresso na notificação, o risco sanitário refere-se, especificamente, à inexistência de equipe completa de médicos com as especialidades exigidas para a realização de partos. A provedoria está em busca de recompor seu quadro médico e acredita que, em breve, poderá retomar os procedimentos. No entanto, a notificação permite os procedimentos, em casos de urgência e emergência para parturientes impedidas de locomoção."
Comente