Faleceu no último sábado (16) João Fernandes.
Maestro João Fernandes nasceu na cidade de Ribeirão Vermelho – MG, em 27 de agosto de 1942 e até os 19 anos viveu em Formiga.
Posteriormente foi para Belo Horizonte e também morou em São Paulo no início da década de 70.
Em 1981, João Fernandes, veio para a cidade de Arcos onde viveu até seu falecimento no último sábado.
João Mendes teve cinco filhos e seis netos.
A trajetória musical de João foi iniciada em Belo Horizonte, em 1961, quando decidiu fazer aulas particulares de música com o professor e concertista Antônio Joaquim Cote.
Durante a estadia em BH, também lecionava aulas particulares de música e trabalhava como ourives e relojoeiro.
Devido ao trabalho no decorrer da semana, só sobravam os fins de semana para estudar música, o que João fazia de maneira intensa.
Em 1980, o Maestro João Fernandes apresentou-se como instrumentista solo, em concerto de violão clássico no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, na sala Humberto Mauro.
João Fernandes aprendeu a consertar relógios aos 10 anos de idade, com o irmão Orestes Fernandes.
Muitas pessoas desconhecem que o relógio da Igreja Matriz foi por diversos anos ajustado e consertado pelo maestro, desde que Monsenhor Eustáquio Afonso de Sousa assumiu a Paróquia Nossa Senhora do Carmo.
Em 1985, João Mendes assumiu o cargo de professor e maestro da Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo, que era anteriormente regida por ‘Bené’.
Segundo o Maestro João, a banda ressurgiu em Arcos com o comando do “Sr. Bené”, quando o então prefeito, Paulo Marques de Oliveira, assistiu a uma apresentação de bandas, ficou fascinado e resolveu reativar a Corporação.
Ainda segundo as memórias do maestro João, em 1992 ele iniciou um programa em uma rádio local, onde apresentava músicas clássicas em seu violão clássico, apreciado por todos os seus alunos.
Seu programa teve a duração de quatro anos e três meses, levando o melhor da música clássica para os ouvintes de Arcos.
Durante todos esses anos, o maestro recebeu diversos alunos de várias idades na Corporação Musical. Além de contribuir para formar cidadãos de bem e com cultura, formou músicos de alta qualidade.
No comando da Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo, o maestro João Fernandes se apresentou durante estes últimos 28 anos.
João aposentou de suas atividades na Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo em 2014.
Durante anos conduzindo crianças, jovens e adultos na arte da música, ele enfatiza que a vocação é essencial para o desenvolvimento musical do aluno.
Maestro João Fernandes, formou vários músicos de Arcos e região, que absorveram seus ensinamentos e hoje, continuam mantendo o legado do músico, seja no violão, pistons, flautas, saxofone, bombardine entre outros vários instrumentos...
Maestro João faleceu no final de semana, justamente durante as comemorações do aniversário de 84 anos de Arcos, evento esse, que o Maestro João abrilhantou e muito por vários anos, com a Corporação Nossa Senhora do Carmo.
A música e os músicos de Arcos devem muito ao Maestro João Fernandes, que fazia dia, noite, sol e chuva... lá ia João com sua motocicleta cinza, rumo à Rua Ascânio Lima... ensinar teoria e pratica musical.
Comente