Uma pessoa autêntica é uma pessoa verdadeira, genuína, alguém que se apresenta como realmente é, eu vou até repetir isso: alguém que se apresenta como realmente é!
Infelizmente, tem um tantão de gente por aí fingindo ser algo que não é, apenas para agradar os outros, mas quem não é autêntico, quem não é verdadeiro, engana por um tempo, não consegue sustentar eternamente, em algum momento a máscara cai.
Não existe o melhor jeito, o melhor jeito é o seu jeito, como você é! Ser autêntico é confiar nas suas habilidades, nas suas opiniões e, ao mesmo tempo, estar consciente das suas próprias limitações.
Eu diria que é cada vez mais fundamental que a gente seja autêntico, é a sua verdade que vai te tornar digno da confiança do outro. Pessoas autenticas têm personalidade marcante, são pessoas que não ficam em cima do muro. Se posicionam, e você pode e deve se posicionar, claro, com respeito ao ponto de vista do outro.
Autenticidade consiste em respeitar quem nós somos, nosso jeitão de ser, de fazer as coisas: uns mais alegres, outros mais compenetrados... não importa, é isso que te torna único. É ser genuíno e honesto sobre o que realmente você pensa e sente. Ser autêntico nos liberta para sermos o que realmente somos.
Aqui eu quero chamar atenção para um cuidado: ser autêntico não é ser rude, grosseiro ou falar tudo que pensa sem se preocupar com o outro, não é nada disso. A autenticidade verdadeira está diretamente ligada a empatia, a se colocar no lugar do outro. E aí? Fez sentido? Quer ser ainda mais autêntico? Vou te dar cinco super dicas:
1ª DICA – Mostre o que você realmente é, sem fingimentos
Em busca de aceitação, muitas pessoas fingem ser o que não são, fingem ser melhores, mais talentosas, saber mais, fingem gostar de algo que não gostam só para ter a aprovação de outra pessoa. Pessoas autênticas preferem ser como são. Isso não quer dizer que a gente não precisa evoluir constantemente, todos os dias a gente precisa ser melhor, aprimorar a nossa versão, mas viver para agradar os outros nos desconecta da nossa essência e isso não é legal.
2ª DICA – Expresse o que você realmente pensa
Pessoas autênticas levantam e colocam a voz do seu coração para fora. Preferem dizer o que pensam em vez de buscar dizer algo para ser aceito. Mais uma vez, falar o que pensa não tira de você a responsabilidade de ser respeitoso com o ponto de vista do outro. Sempre o equilíbrio, não é ficar guardando o que você pensa para não desagradar o outro, mas também não é sair falando tudo de qualquer jeito.
3ª DICA – Ouça sua intuição na hora de tomar uma decisão
Uma pessoa autêntica sabe ouvir as opiniões dos outros, mas sabe também que a decisão final é dela, avalia o contexto, mas sobretudo ouve o que a sua própria intuição está dizendo para tomar uma decisão, sendo verdadeiro consigo mesmo, quem é autêntico não se deixa levar por algo em que não acredita apenas para ser aceito.
4ª DICA – Desenvolva convicção e autoconfiança no seu jeito de ser
Pessoas autênticas falam com confiança e são seguras de si. Apresentam sua opinião sem medo de rejeição, mesmo sabendo que isso pode acontecer. Quando você desenvolve sua autoconfiança, fica mais fácil lidar com as rejeições e evoluir no seu próprio pensamento, sempre respeitando o outro, mas também respeitando seus pontos de vista, seus valores.
5ª DICA – Evite comparações com outras pessoas
Todos nós somos diferentes, somos únicos. Cada um com suas características, habilidades, talentos... Pessoas autênticas entendem isso e sabem que cada um tem a sua jornada para viver e cada um vai ter um resultado diferente. Por isso, compare-se sempre com você mesmo e com a sua própria evolução e busque ser cada dia melhor, sem nunca perder sua autenticidade, sua essência!
Bora colocar em prática e buscar sempre a nossa versão mais autêntica? Com certeza, muita coisa vai mudar na sua história.
Comente