Desenvolver sua Inteligência Emocional vai te ajudar a ser um profissional de alta performance na vida e nos negócios. E o mais bacana disso tudo é que você não vai precisar trabalhar mais horas, você vai entender como entregar resultados surpreendentes, em prazos desafiadores e o melhor de tudo com qualidade de vida. Uma forma de aprender a fazer isso é com a técnica da meta modelagem, aprender com quem já fez ou faz. Pode acreditar!!
Por isso eu vou te contar um resumo da história do Sr. Soichiro Honda, fundador da empresa que traz o seu nome. Como todas as empresas, independente do seu tamanho, a Honda começou com uma decisão e um desejo apaixonado de produzir um resultado!
Em 1938, o Sr. Honda pegou tudo o que tinha e investiu numa pequena oficina, ele queria vender seu trabalho para a Toyota, por isso trabalhava dia e noite, mas nesse caminho sofreu várias negativas da Toyota e muitas risadas de seus colegas, familiares, que diziam que seus sonhos eram absurdos. Mas ele, em vez de focalizar a dor da experiência, ele decidiu continuar e se concentrar no seu objetivo, até conseguir o contrato com a Toyota.
Foi nesse momento que surgiu um novo problema, a guerra no Japão e sua fábrica foi bombardeada por duas vezes. E ele desistiu? Focalizou na injustiça da situação?
Claro que não!! Podia parar por aqui, mas depois de sobreviver a tudo isso ainda teve um terremoto que destruiu a sua fábrica e ele acabou tendo de vender sua operação para Toyota, mas ele era um homem que acreditava em seu sonho e tinha paixão pelo que fazia, agia com determinação e era perseverante. Atributos de quem quer desenvolver Inteligência Emocional para os negócios.
Com o término da guerra, o Japão não tinha gasolina, foi aí que o homem agiu: adaptou um pequeno motor na sua bicicleta e num abrir e fechar de olhos, todos queriam as bicicletas motorizadas, e se tornou um grande sucesso, conhecido mundialmente pela sua marca Honda.
Isso tudo só foi possível porque aquele homem compreendeu o valor de uma decisão e de buscar os seus recursos internos para alcançar os objetivos que ele queria. E isso vale para mim, para você que está aqui lendo esse conteúdo e para qualquer ser Humano que queira realizar algo que acredita com todas as suas forças. E que recursos são esses Marcinha?
Estes recursos podem ser seu conhecimento técnico, pode ser o foco, a confiança que você tem em si mesmo, pode ser sua determinação, disciplina para fazer algo... enfim, o que não te falta são recursos.
A história do Sr Honda nos mostra que o foco sempre deve ser na solução e não no problema. Então se você perceber que precisa adquirir ou aprimorar seus recursos, não deixe de começar agora, a mudança começa a partir da consciência, no entanto, o foco é na ação e a ação é que traz os resultados.
Então, bora dar um jeito de colocar essa Inteligência emocional em ação. Sabe por quê?
Inteligência Emocional, nada mais é que a capacidade de dar inteligência a nossas emoções, fazer com que as emoções trabalhem a nosso favor, e com isso conseguirmos aumentar nossos resultados.
Segundo um dos maiores estudiosos do tema, Daniel Goleman, a inteligência emocional é dividida em 5 domínios:
1- Autopercepção: ampliando sua habilidade de se autoperceber, você consegue observar e monitorar seus pensamentos e emoções. Não há nada de errado em ter emoções, vamos ser tomados por sentimentos de raiva, medo, alegria... e isso é humano! Mas é importante perceber e avaliar a emoção antes de agir, para que você possa ter a melhor reação possível! Jamais conseguiremos mudar qualquer comportamento se não ampliarmos nossa consciência e, claro, para mudar resultados você já deve saber que é preciso mudar comportamentos.
2- Autoconhecimento: é fundamental que você saiba lidar com os próprios sentimentos, quanto mais você se conhece mais você entende seus pontos positivos e seus pontos de melhoria para buscar melhorar e evoluir, invista nisso!
3- Automotivação: nada mais é que colocar suas emoções a serviço da sua meta, da sua motivação;
4- Empatia: reconhecer as emoções nos outros, perceber e se colocar no lugar do outro, explorar outro ponto de vista. Pessoas empáticas tem melhores respostas de suas demandas.
5- Gestão dos relacionamentos: é a arte de se relacionar, cuidando das suas emoções e dos outros à sua volta.
Colocar esses 5 domínios em prática, com certeza, te levará a sua melhor versão como profissional, sobretudo como ser humano.
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