No dia 7 de setembro é comemorado um dos principais acontecimentos da história do nosso País – sua independência de Portugal, quando supostamente Dom Pedro proclamou a independência do Brasil em 1822, conhecido como o ‘Grito do Ipiranga’, às margens do Rio, atualmente cidade de São Paulo. Desde então, o Brasil conquistou a sua autonomia, estabelecendo-se como uma nação soberana, por isso o feriado Nacional, comemorado e marcado por desfiles realizados pelo Exército Brasileiro, marinha, aeronáutica, bem como pela participação e envolvimento das comunidades escolares em várias cidades brasileiras.
Nunca tive muita afinidade com assuntos históricos, por isso peço perdão pela simplificação de fatos tão importantes e marcantes da nossa história, mas o objetivo aqui não é aprofundarmos na história do 7 de setembro, mas sobretudo, na importância do nosso povo, que é o resultado da mistura de culturas e características de diversas partes do mundo, sendo marcante: os indígenas, os portugueses e os africanos, formadores da base cultural do nosso País. É realmente lindo a diversidade cultural e de raças do nosso povo.
Nós, brasileiros, somos conhecidos pela espontaneidade, alegria, simpatia, empatia e muita criatividade, muita mesmo rsrs. Todas essas características fazem da nossa Nação uma economia criativa e com grande diferencial competitivo em muitos aspectos, com diversas riquezas culturais: na comida (para mim, a melhor do mundo! Em especial Minas Gerais, claro que é uma mineira escrevendo esse texto). As tradições populares (carnaval, festa junina, folia de reis...), somos um País extremamente rico em entretenimento, belezas naturais, riquezas minerais, o agronegócio que vem se desenvolvendo de tal forma que o Brasil será o grande fornecedor de alimentos em um futuro breve.
Enfim, sei das nossas dificuldades enquanto grande Nação, com grandes desigualdades sociais, principalmente no quesito distribuição de renda e riqueza, mas somos uma Nação livre, em que cada um de nós pode e deve exercer sua cidadania, de direitos civis, políticos e sociais, somos uma sociedade organizada com direitos e deveres, bem como com muitos motivos para nos orgulhar, precisamos reconhecer nossos valores enquanto Nação, como um povo sofrido e que realiza coisas incríveis, nos mais variados cantos desse País.
Felizmente, temos muitos direitos reconhecidos constitucionalmente, muitos ainda para serem estabelecidos, mas não podemos esquecer que também somos cidadãos com deveres. Tenho me preocupado com a falta de clareza humana para seus deveres, principalmente, no que tange ao respeito pelo próximo.
Muito em breve, teremos eleições em nosso País e eu realmente considero importante que cada um de nós exerça seu direito de votar, de participar e contribuir com a democracia brasileira, bem como eleger representantes que considere honesto, integro e que represente seus valores, bem como se comprometa com as necessidades coletivas de saúde, educação, trabalho, alimentação, lazer, segurança e tantos outros que cada um de nós sabe, na pele, que precisa ser feito.
Não tenho nenhuma pretensão de entrar na discussão política partidária, mas de fazer um convite a você, que nesse 7 de setembro faça uma avaliação da importância da independência do nosso País e da sua independência como cidadão para participar da construção da Nação que você sonha e deseja para você e para suas gerações futuras. O dia de hoje tem tudo a ver com você, comigo e com todo cidadão brasileiro.
Muito amor pela minha Pátria!
Comente