“O maior obstáculo para aprender algo novo é a crença de que já se sabe.” Essa expressão da filosofia zen, apresenta a importância de esvaziarmos as nossas xícaras para recebermos algo novo:

Um dia, um professor Universitário foi visitar um Mestre Chinês, porque ele estava muito intrigado com a influência que esse mestre exercia nos jovens e da forma como era admirado por sua sabedoria, sensatez, prudência e simplicidade.

O professor era muito estudioso, lia muitos livros e conhecia sobre vários assuntos. Durante a conversa, o professor interrompia o mestre com frequência para impor suas convicções, mostrando sua incapacidade de ouvir e aprender as sábias lições que o Mestre Nan-in tentava passar por meio de sua experiência.

Neste momento, o mestre ofereceu-lhe um chá e lhe serviu com toda calma desse mundo. E, mesmo após a xícara estar cheia, o mestre continuou derramando o chá sobre a xícara.

Continua após a publicidade

O professor não se conteve: “Por acaso, não percebeu que a xícara está completamente cheia e que já não cabe mais nenhuma gota?”

O mestre, então, parou de derramar o chá sobre a xícara e disse calmamente: “Assim como esta xícara, o senhor está cheio de opiniões e conceitos pré-estabelecidos. Desta forma, como poderia entrar um novo ensinamento? Como poderei dar-lhe novas ideias e perspectivas, se você não tem espaço para elas?”

Em seguida, o mestre fez uma pausa por um breve momento e disse-lhe com olhar compreensivo, porém, firme: “Se você realmente busca ter conhecimento constante, então tem que esvaziar sempre a sua xícara”. O aluno olhou o mestre perplexo e, só então, percebeu a verdade que havia naquelas sábias palavras.

Continua após a publicidade

E aí? Está preparado para esvaziar a sua xícara?

No geral, o ser humano adora acumular coisas de que precisa e de que não precisa - roupas, eletrodomésticos, tralhas de pescaria, maquiagem e a pior delas – as dívidas! Portanto, precisamos nos dar conta de que é necessário abrirmos mão de algumas coisas para dar lugar a outras. Se a forma como você vinha administrando as suas finanças não o levou ao sucesso que você esperava, então, é preciso mudar essa história, mas para isso, você, você mesmo, precisa tirar o que há aí dentro de você, para colocar algo novo, algo que seja realmente necessário. O quanto você está disposto a fazer isso? O quanto é que definirá o seu sucesso!

A PNL (Programação Neurolinguística) apresenta um conceito que eu gosto muito - todo comportamento tem uma intenção positiva focada em uma necessidade.

Continua após a publicidade

Eu não sei como anda sua vida financeira, mas posso lhe afirmar, com certeza, que todas as escolhas que você fez, não importa quão ruim elas possam parecer, teve uma intenção positiva e gerou um resultado e ponto final. Se foi o resultado que você esperava, show, parabéns! Mas, se não foi, vamos fazer diferente?

Neste momento, pare e pense na sua vida até aqui. Lá, você viu o resultado dos comportamentos do seu passado – e o passado passou. Você já sabe que obteve resultados com seus comportamentos, não vamos classificar em bons ou ruins, apenas resultados. O objetivo, aqui, é nos libertarmos dos julgamentos para darmos um passo em direção a um novo comportamento, que gerará resultados que, de fato, nós desejamos.

Futuro? O futuro ainda não chegou. Então, o que você tem? O presente! E se chama presente, porque de fato é um presente para você e não podemos desperdiçá-lo, precisamos nos sentirmos gratos, profundamente gratos por estarmos aqui, no presente e ter a oportunidade fazer, sobretudo de ser a diferença que tanto desejamos ver!

Continua após a publicidade