Pode até parecer estranho para você, eu te dizer que, todos nós temos crenças, sobretudo que, muitas delas nos limitam de sermos a nossa melhor versão. Que as crenças são paradigmas, que construímos ao longo da vida, de acordo com a experiência que vivemos e que essas crenças podem ser negativas ou positivas.

Os estudos científicos comprovam que a maior parte das nossas crenças está escondida no inconsciente, pois muitas pessoas as guardam sem plena consciência e lucidez, ou seja, estão completamente fora do consciente. Mas, como isso acontece?

Até os sete de anos de idade, não temos pleno domínio sobre as nossas decisões e escolhas, assim sua mente não possui filtro ou discernimento e tudo é absorvido pelo inconsciente sem qualquer tipo de autorização sua. É justamente nessa fase que, normalmente, são criadas as crenças limitantes. De modo geral, são trazidas pelos pais, pela mídia, família, sociedade. As crenças agem como pensamentos repetitivos e podem influenciar negativamente as suas escolhas, decisões e os resultados da sua vida. Por isso, é importante olhar para dentro de si, tentar compreender quais são as emoções, os sentimentos, as crenças que, normalmente, manifestam-se na sua vida. 

Como assim?  Você está me dizendo que quando eu era criança, colocaram crenças em mim e que eu estou fadado a viver com elas? 

Continua após a publicidade

Nãooo!!! Não mesmo, não é bem assim!

Não se preocupe, pois as crenças depositadas no seu inconsciente podem ser alteradas. O fato mais incrível é que tudo pode ser zerado. Você deve compreender que as crenças não são apenas negativas, você pode desenvolver crenças fortalecedoras e desenvolver questões de merecimento, aceitação, amor-próprio, perdão a si mesmo e aos outros. 

Para que isso se realize, eu o convido a exercer total responsabilidade sobre o seu destino, a mudança deve começar internamente. Então, identifique o que está dentro de você. Para eliminar ou reconfigurar uma crença, você deve, primeiramente, aceitá-la, ou seja, acolher aquele sentimento, aquela sensação ou pensamento que nasceram dentro de você a partir da sua história.

Continua após a publicidade

E você precisa também honrar a sua história ou, ao contrário de se libertar desses condicionamentos e padrões mentais, você irá fortalecê-los ainda mais dentro de si. Por isso, não adianta brigar com as próprias emoções. Você deve acolhê-las, respeitá-las e agradecê-las. 

Vou deixar uma atividade prática: olhe para dentro de você e procure quais as crenças estão limitando sua prosperidade, abundância, plenitude? Faça sua lista com muita sinceridade e verdade. Terminou? Agradeça!  Não fique se julgando - perdoe-se caso seja necessário – ame-se mais, você, talvez, nem sabia que existiam essas crenças dentro de você. 

Agora, sua atividade será reescrever suas crenças limitantes e transformá-las em crenças fortalecedoras. Crie crenças fortalecedoras para você, ou seja, reconstrua suas crenças baseada em um pensamento otimista e fortalecedor! Da mesma forma que uma crença limitante o impede de avançar, uma crença fortalecedora o impulsionará no que você precisa superar!

Continua após a publicidade

Depois de substituir suas crenças limitantes pelas fortalecedoras, faça um compromisso com você mesmo. Basta você tomar a decisão certa e assumir a responsabilidade de ser o protagonista da sua vida – você é o ator principal da sua vida! 

Mudar o modo como pensamos é o diferencial para alcançarmos aquilo que sonhamos – então, vamos potencializar suas crenças de felicidade, amor, sucesso, prosperidade... para que todos os seus sonhos sejam realizados. A vida que vivemos é reflexo das crenças que carregamos. Booora carregar crenças fortalecedoras!