O mercado de trabalho está cada dia mais exigente e buscando profissionais que estão em constante desenvolvimento de suas habilidades técnicas (conhecidas como hard skills) e de suas competências comportamentais (chamadas de soft skills), como: comunicação clara e assertiva, capacidade de persuasão, proatividade, resolução de conflitos, capacidade de trabalhar sob pressão, são alguns exemplos de competências dos profissionais de sucesso. O mais legal dessa informação é que essas habilidades podem ser aprendidas e desenvolvidas.
Depois que o Uber, Netflix, e WhatsApp revolucionaram o jeito tradicional de fazer negócios, utilizando a tecnologia para conectar consumidores a serviços mais eficientes e financeiramente vantajosos, só existe uma certeza no mundo empresarial moderno: tudo pode mudar, e mais rápido do que qualquer um de nós possa imaginar!
O mercado de trabalho está em transformação e junto com essas novas empresas, veio um novo modelo de trabalho. Cada vez mais, conceitos como cultura colaborativa, team work (que é o trabalho em equipe), e um modelo de gestão mais descentralizado vêm ganhando espaço, até mesmo dentro das organizações mais tradicionais.
O conhecimento em tecnologia (principalmente noções de programação e design) serão habilidades muito demandadas, mas habilidades humanas como: criatividade, pensamento crítico, reflexão e capacidade de persuasão também serão necessárias e valorizadas, ou seja, sempre haverá espaço para profissionais preparados. Por isso eu vou te apresentar 3 super dicas que eu acredito para ter sucesso profissional:
Primeira dica – Aprendizado a vida toda: O mundo está cada vez mais dinâmico e uma competência profissional pode ser perecível. O que você aprendeu ontem, pode não servir nada para hoje, e o conhecimento de hoje, pode não valer nada amanhã. Precisamos aceitar isso e estar em constante atualização;
Segunda dica - Tenha a tecnologia como sua aliada: ela não é sua inimiga, ela veio para ajudar a otimizar e melhorar muitos processos. Mesmo não atuando na área de tecnologia, estude para ter noções, saiba usar as ferramentas de tecnologia importantes na sua área. Aprenda a conviver com os robôs, entenda que eles irão eliminar apenas aqueles empregos repetitivos e sem significado, cujas pessoas realmente não se sentem realizadas profissionalmente, a parte entediante da profissão. Novos empregos irão surgir e o saldo, para quem estiver qualificado, será positivo
Terceira dica – Seja Humano: atrás de plataformas robustas de tecnologia, sempre haverá espaço para um ser Humano preparado, com pensamento crítico, reflexivo, com capacidade de persuasão, criatividade, essas são habilidades que as máquinas não possuem. Esteja sempre atualizado, e não apenas sobre assuntos relativos à sua área de formação, mas sobre notícias em geral, é muito importante, uma vez que todo profissional de sucesso sabe articular sobre diversos assuntos. Valorizar, construir boas relações interpessoais é outro ponto positivo e, isso inclui aprender a trabalhar em equipe, ouvir os seus colegas e buscar sempre amadurecer com as novas experiências. Seja você colaborador, gestor ou dono do negócio.
Viver a sua melhor versão vai exigir de você uma mudança de olhar, em vez de apenas olhar obstáculos, enxergar as oportunidades. Essa escolha está em suas mãos!
Comente