O amor.... ahhhh, o amor.... os poetas escrevem sobre ele, os músicos cantam o amor, ele está presente nos filmes e nós, todos nós, já o sentimos, pelo menos alguma vez na vida. E como seria uma vida sem amor? Seria possível viver sem experimentar esse sentimento? Claro que não! Ele nasce em nós, no momento em que abrimos os olhos para o mundo, é o maior sentimento que pode-se experimentar, eu diria que é quase inexplicável, mas é o amor que dá sentido à vida, mesmo sem perceber precisamos de amor para conseguirmos vencer os desafios que são impostos a cada um de nós, para encontrarmos forças para não desistirmos diante dos obstáculos que, com certeza, a existência humana impõe.
Todos nós, de alguma forma, já experimentamos o amor e isso nos dá uma ideia sobre o que seja o amor, e nos últimos anos, a ciência investiu em estudos que comprovam os impactos positivos que o amor causa no ser humano. Cientistas apresentam estudos que, diversas regiões do cérebro, principalmente as areas relacionadas com a recompensa e a motivação, são acionadas quando sente-se amor, inclusive com influência na questão hormonal da pessoa que experiencia o amor. A oxitocina, conhecida como o hormônio do amor, e a vasopressina são os hormônios mais influenciados pelo amor, eles agem sobre diversos sistemas no interior do cérebro e podem estimular a liberação de dopamina, conhecida como o neurotransmissor do prazer, sua principal função é ativar os circuitos de recompensa do cérebro e atua em diversos sistemas do organismo, como o humor, a memória, atenção, entre outras. Em 2005, pesquisadores analisaram 2,5 mil imagens dos cérebros de 17 pessoas que estavam amando um parceiro. Quando essas pessoas olhavam para a foto do amado(a), duas regiões cerebrais relacionadas à dopamina eram ativadas.
O objetivo não é aprofundarmos em estudos científicos sobre os benefícios do amor, mas não há dúvidas de que o amor, comprovadamente, promove uma sensação de plenitude que nos empurra para alcançarmos nossos objetivos, não importa quais sejam!
Esse sentimento pode ser vivenciado em família, com amigos, entre casais, no trabalho e em todos os lugares que em você convive.
O amor é fundamental para o amadurecimento emocional de qualquer ser humano, bem como é uma fonte de alegria e prazer que contribui, sobremaneira para suas relações sociais e qualquer que seja o seu ramo de atividade, como colaborador, empreendedor, seu sucesso está diretamente relacionado à qualidade de suas relações sociais, bem como à sua capacidade de agir com bom humor diante das dificuldades, ter atenção para executar um trabalho de qualidade, boa memória para colocar em prática todo plano de ação elaborado, e o amor pode te ajudar a realizar todas essas coisas e conseguir atingir seu objetivo com muito mais facilidade e plenitude.
Segundo Gandhi “O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo” e eu concordo plenamente com ele! Fazer do amor um hábito ampliará suas habilidades e capacidades para atingimento dos seus objetivos.
Muito se fala de pessoas que tiveram “sorte” na vida, Frank Sinatra, Michael Phelps, Warrent Buffet, Steve Jobs, Michael Jordan, Silvio Santos, Pelé, entre outros, mas o que todas essas pessoas apresentam em comum é, amor pelo que fazem, brilho e uma certeza de que estão fazendo a diferença e cumprindo seu propósito, mas nada acontece sem esforço. Todos levaram anos de dedicação, treino, estudo e um empenho gigante para chegar onde cada um conseguiu chegar. Você terá “sorte”, depois que se preparar, tiver consistência e muito amor!
Hoje, 12 de outubro celebramos o dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida, para mim, um exemplo de amor, que carregou em seu ventre o Verdadeiro AMOR.
Com muito amor, um dia abençoado para todos nós.
Comente