Podemos fazer atividades físicas todos os dias, alimentar de forma saudável, beber água e suplementar vitaminas, mas... se não soubermos lidar com as nossas emoções, inevitavelmente, ficaremos doentes!
“Conhece-te a ti mesmo”, é uma tarefa diária para quem deseja lidar bem com as próprias emoções e as dos outros.
Quem tem autoconhecimento sabe aonde vai e por quê, conhece seus valores, objetivos, pontos fortes, pontos fracos e busca sempre aprimorar suas limitações para vencer os desafios diários e fazer seu esforço valer a pena. Ao contrário do que muitos pensam, não é uma habilidade inata, pode ser desenvolvida, quando existe vontade, foco e determinação.
Agir com sabedoria nas relações humanas, permite convivências mais pacíficas, contribui para fortalecer laços positivos para seu crescimento e do próximo. Entretanto, tudo começa com o autoconhecimento, com a comunicação eficaz, empática e a audição ativa do outro e, claro, de si mesmo.
Já se sabe que, quando não conseguimos lidar bem com as nossas emoções, nosso corpo adoece, grita, clama por socorro. Por isso, a importância de desenvolvermos o autoconhecimento, porque ele é o caminho para nos conhecermos e para identificarmos nossos pontos cegos. Todos nós temos pontos que desconhecemos, chamados de pontos cegos.
E como fazer para descobrir? Pergunte a pessoas da sua convivência e que você sabe que gosta de você, o que elas sugerem que você melhore! Simples né?! Porém, não fácil. Muitas vezes, temos dificuldade de aceitar que precisamos melhorar, em muitos pontos.
Comece, pergunte, procure entender quais são seus pontos cegos e que precisam ser transformados urgentemente. Você vai precisar desenvolver uma elevada habilidade de auto observação, e usar a empatia para tomar consciência do que as pessoas sentem ou pensam sobre você para, então, promover as mudanças necessárias ao fortalecimento da sua inteligência emocional e social.
A capacidade de entrar em sintonia com o que as outras pessoas estão sentindo, além de desenvolver a capacidade de agir adequadamente nos mais variados contextos sociais, lidar bem com qualquer pessoa, com certeza facilitará relações mais saudáveis, de confiança, parcerias comerciais e sem dúvida, uma vida mais plena e saudável.
E tem um dado muito triste, que a depressão cresce no mundo inteiro e segundo a OMS, o Brasil tem maior prevalência de depressão da América Latina. Essa doença, ela atinge 4,4% da população mundial e, infelizmente, 5,8% dos brasileiros e outro dado igualmente triste é que 9,3% da população brasileira sofre de ansiedade.
E uma das maneiras pra não entrar nessa triste estatístia é selecionar melhor o que você quer que entre na sua vida e isso exige fazer boas escolhas.
Para de ficar perdendo tempo com o que não te agrega valor, não fique horas rolando feed no instagram ou em qualquer outra rede social. Escolha melhor o que você vai ver e investir seu tempo. Foque naquilo que é importante para você e o resto deixe ir...
Saber algo e não fazer nada com aquilo que se sabe é a mesma coisa que não saber. A prática é a chave para a excelência. Você pode e você merece ter resultados extraordinários!
Comente