Vou te apresentar uma ferramenta do coach, que teve suas origens na década de 60, criada por Paul J. Meyer, famoso por seus trabalhos na área.

Após anos de estudo e vivência na área financeira, categorizei 10 áreas que considero as mais relevantes para avaliar o desempenho de qualquer negócio, levando em consideração o ser humano que faz a gestão do empreendimento.

Observe a roda da Inteligência para negócios, como você pode ver, o círculo é fatiado em partes, são 10 blocos que representam cada área que você deve cuidar para conseguir agir de forma inteligente nos seus negócios e na sua vida.

Continua após a publicidade

É muito importante que fique entendido que não existe o “Você – mãe/pai”, “Você- esposo (a)”, “Você -filho (a)” ... existe “Você – Inteiro (a)”, que assume responsabilidades diferentes, no trabalho, em casa, na comunidade, em todos os locais que você frequenta, mas independente, de onde quer que você esteja exercendo seu papel, o que vale é ser feliz em todos os campos da vida e, alguma coisa me diz que é isso que você tanto deseja. E, se isso for verdade, aproveite essa ferramenta, depois que colocar em prática, você, com certeza, vai ver mudanças nos seus negócios, mas o mais incrível é que será percebido mudanças em muitos outros campos da sua vida!

Volte a observar a roda e perceba que, de dentro para fora, nas linhas que separam os blocos inicia com o número 1 e termina com o número 10! Esse instrumento vai te ajudar a determinar seu nível de satisfação com cada uma dessas áreas. Será possível visualizar, de maneira gráfica e organizada, quais são as áreas que precisam de mais atenção. A partir disso, fica mais fácil entender o que deverá ser trabalhado.

Para facilitar o entendimento, 1 é a pior nota, 5 é uma nota intermediária e 10 a melhor pontuação. Aproveite e faça sua auto avaliação, de cada área, incluindo a nota que representa seu nível de satisfação e o resultado será uma clara representação visual de como está sua inteligência para os negócios.

Continua após a publicidade

Feito isso, identifique os 3 pontos mais críticos da sua roda, ou seja, os três pilares com as piores notas. Caso tenha empate, a sugestão é que você identifique, realmente quais são os 3 que, neste momento você vai começar a trabalhar a mudança.

Para cada um dos pilares identificados, você deverá traçar um plano de ação para mudar a situação atual da sua roda. Por exemplo, digamos que seus 3 pontos mais críticos sejam: financeiro, corpo e mente e foco. Vou te dar um exemplo prático de como fazer um plano de ação para o financeiro, mas lembre-se, o plano de ação é seu e precisar ter relação com aquilo que você precisa.

Financeiro - plano de ação:

Continua após a publicidade

Fazer a radiografia financeira (levantamento dos dados financeiros) - até 15 dias.

Analisar dados da radiografia e cortar gastos supérfluos em até 30 dias

Vender semi-jóias para aumentar a renda, 3 vezes por semana;

Continua após a publicidade

Fazer o planejamento financeiro e iniciar a reserva de emergência em até 60 dias.

São alguns exemplos para que você possa se inspirar para fazer o seu plano de ação, de acordo com a sua realidade e as suas necessidades. Você deve fazer isso para os seus três pontos mais críticos. Não dá para resolver tudo de uma vez, mas cada pilar gera conexão com outro e quando você melhorar os três que estão mais fracos, os outros irão melhorar por consequência.  Terminada a tarefa, assina, coloca a data e você vai ver a roda da Inteligência para negócios girar e trazer para você e seus negócios muita prosperidade e abundância. Se quiser aprofundar nesse poderoso instrumento ele está, com a descrição de cada área no livro “Transforme sua vida financeira com o Método PAGAR.