Um celular conectado à tomada e em cima de uma cama foi a causa de um incêndio que ocorreu em uma casa no município de Formiga, na madrugada deste sábado (24).

Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas destruíram dois quartos. Ninguém se feriu.

Por conta dos riscos e para auxiliar no que fazer para evitar que acidentes como este ocorram,

O acidente foi na madrugada deste sábado, por volta das 3h30, quando os bombeiros foram acionados via 193. No local, as equipes constataram que as chamas estavam concentradas em dois quartos.

Continua após a publicidade

"Segundo informações dos moradores, o incêndio teve inicio em um celular que estaria carregando em cima de uma cama", informou a corporação.

Após analise da situação, os militares iniciaram combate às chamas e isolaram o local para evitar a propagação do fogo aos demais cômodos e residências vizinhas. As chamas foram controladas cerca de uma hora de trabalho e felizmente ninguém se feriu.

Recomendações

Continua após a publicidade

De acordo com o Corpo de Bombeiros, algumas dicas podem ajudar a evitar que casos como estes ocorram. Entre elas, estão:

Não carregar o celular sobre locais inflamáveis como uma cama, onde os tecidos são grandes condutores de fogo;

Jamais utilizar carregadores que não sejam os originais dos aparelhos, assim evita possíveis incêndios;

Continua após a publicidade

A manutenção dos aparelhos devem ser realizadas com técnicos de confiança;

Constantemente observar se há superaquecimento do aparelho e caso ocorra leve-o a para ajuste técnico;

A bateria deve estar preservada, por isso, se ela estufar, o aparelho deve ser levado para assistência;

Continua após a publicidade

Jamais utilize o celular enquanto ele estiver carregando.

O eletricista Ananias Barros também falou sobre as condições dos carregadores que precisam estar em dia e serem originais, para evitar curto-circuito.

"Quando um carregador estraga, a primeira coisa que fazemos é comprar um de segunda linha pelo custo, que geralmente é bem mais abaixo que o original. Mas esse barato pode sair muito caro, pois existem circuitos de carregadores paralelos não são bem feitos internamente e acarretam alta tensão, que muitas vezes a bateria não suporta e assim o aparelho acaba explodindo. Por isso, a principal dica é usar carregador original. Além disso, ele deve estar sempre conservado, se quebrar o fio já é hora de trocar, não devemos arriscar", orientou.