O nosso bate papo de hoje está referenciado no livro “Os 12 Elementos da Gestão de Excelência”, um best seller que trabalha a proposta de tornar os funcionários mais comprometidos e as empresas mais produtivas.
É um livro muito estruturado porque os autores analisaram mais de 10 milhões de entrevistas sobre o local de trabalho colhidas do banco de dados da Gallup e depois de muitos estudos chegaram a essa lista de 12 elementos que prometem ser capazes de melhorar o desempenho do seu time com uma gestão de excelência.
De forma, bem resumida, segue o roteiro para você, líder:
- Seu time precisa saber o que você, como gestor, espera dele: isso precisa acontecer de forma individualizada e coletiva. Você precisa deixar claro: onde estão, quem são e para onde estão indo. O grande desafio para o gestor: respeitar a diferença de cada colaborador que deve exercer atividades individuais, mas precisa fazer isso de forma harmoniosa e como uma engrenagem.
- Fornecer materiais e equipamentos adequados: sem instrumentos adequados, o excelente colaborador não entregará os melhores resultados.
- Crie oportunidade e condições para que cada membro faça o seu melhor: líder, cuide de designar as tarefas certas para as pessoas certas, respeite as particularidades do seu time para conseguir o melhor da sua equipe.
- Reconheça e elogie: esse gesto aparentemente simples, aumenta de forma significativa a produtividade do time, faça feedbacks positivos, não se limite a fazer “foodbacks”, por favor!
- Se importe, de verdade, com seu time: não existe empresa perfeita, haverá sempre dias difíceis, conseguir um time coeso, que acredita na importância do trabalho que realiza, apresenta mais disposição e motivação para vencer desafios e dias nublados.
- Estimule o desenvolvimento da equipe: seja exemplo, comece por você líder, inspire pelo exemplo e incentive a capacitação do seu time. Foque em fortalecer os pontos fortes e mitigar os pontos de melhorias.
- Faça seu time sentir que suas opiniões contam: o envolvimento do time na resolução de problemas ou construção de propostas, gera um comportamento de pertencimento e isso melhora seu desempenho e, claro, os resultados da sua empresa.
- Nutrir uma forte ligação com o propósito da empresa: participar de algo maior e que o time acredita gera um sentido para fazer sempre mais e melhor por essa causa, é mais que um trabalho, passa a ser uma missão.
- Incentive uma equipe comprometida com um trabalho de qualidade: unida e que se compromete para além do individual, mas com o todo, o coletivo.
- Crie um ambiente amigável: todo ser humano faz algo a mais pelos amigos, um clima amistoso e amigável favorece as relações e gera entregas mais eficazes.
- Conversar sobre o progresso da sua equipe: promova espaços de feedback franco e amoroso.
- Oportunize aprendizado e crescimento: isso fortalecerá seu time e, com certeza, os resultados por ele entregue.
E aí? Me conta? Fez sentido pra você? Um time é reflexo do seu líder!
Comente