Não sei se você está vindo diretamente do carnaval do Rio de Janeiro ou se passou o feriadão com o bloco unidos no sofá, maratonando Netflix, rsrs, só sei que a semana está começando e nem só de folia ou de séries se vive, não é mesmo? O que é importa é, depois dessa pausa, chegou a hora de voltar com tudo, hein?!
Eu estou aqui para refletir e compartilhar com você sobre temas super atuais, nesse mundo cada dia mais dinâmico e, em profundas mudanças. E a pergunta de hoje é: o que fazer quando você não sabe o que fazer?
Já parou para pensar como tem nos faltado respostas para os desafios diários que temos recebido em nossa vida pessoal, sobretudo, em nossos ambientes de trabalho?
Saber liderar a própria vida ou times de alta performance, vai exigir de todos nós a capacidade de adaptarmos aos novos cenários, de profundas instabilidades. Adaptabilidade será a maior habilidade a ser desenvolvida por todos nós para conseguirmos melhores resultados nesse “novo normal”, desconhecido e cheio de possibilidades.
De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, 70% das mudanças propostas nos ambientes corporativos nunca saem do papel, infelizmente, pela falta de preparo de líderes e liderados, por isso, os líderes que querem se tornar de alta performance precisam saber engajar seus times em torno das propostas de mudanças organizacionais, que exigirão cada dia mais de cada um de nós, flexibilidade, palavra de ordem para os tempos atuais. Isso vale para sua vida pessoal também viu?!
Fica uma missão muito desafiadora para nós, promover uma jornada não só agradável, mas estimulante e desafiadora, sobretudo, promovendo a diversidade e incentivando conexões que promovam o desenvolvimento de líderes e liderados.
Haaa... não se esqueça, formar novos líderes, capacitar e preparar sucessores, também deve estar no seu radar, onde tudo está mudando muito rápido, não podemos ficar presos a pessoas, ou a processos.
Procure desenvolver habilidades como a ambidestria, a capacidade de ser ambidestro é indispensável para navegar em um ambiente de negócios em constante transformação e também para sermos seres integrados e conectados com o novo.
Mas o que é isso Marcinha? A ambidestria, de forma bem simples e resumida, é a capacidade que desenvolvemos de analisar as condições atuais do negócio para otimizar os resultados vigentes e, ao mesmo tempo, buscar oportunidades de redefinir o modelo de negócio, assumindo riscos calculados de inovação. Vale para o trabalho e para a vida. Enfim, esse é um tema para outro artigo. Prometo fazer...
O certo é que, o ano realmente começou rsrs, como dizem muitos por aí, o carnaval se foi. Penso eu que, podemos ficar com sua alegria para conseguirmos força para vencermos crenças limitantes que nos impedem de ir além, aceitar que não temos todas as respostas e que está tudo bem. Somos seres em construção, em aprendizado contínuo, só precisamos estar abertos para o aprendizado e termos humidade de que não sabemos tudo, ponto.
Hoje, quarta-feira de cinzas, inicia um tempo de reflexão, que possamos aproveitar para refletir sobre nossas escolhas e nossos comportamentos diante dos desafios que a vida nos impõe. Sempre é tempo de mudar para melhor. Estou nessa caminhada... te convido a caminhar também.
Comente