Um vídeo gravado na balança da MG 170, entre Arcos e Lagoa da Prata, ganhou repercussão nas redes sociais nos últimos dias, ao mostrar a insatisfação de um motorista com relação a uma estranha situação na praça de pesagem.
No vídeo é possível ver uma barra de ferro próxima a estrutura da célula de pesagem, o que levantou a suspeita de "possível erro" na pesagem dos veículos.
Diante dos fatos narrados, entramos em contato com a assessoria de comunicação do DER/ MG a fim de buscar esclarecimentos para os fatos e entender o que de fato estava acontecendo.
Na manhã desta terça-feira (07) nos foi respondido por e-mail os questionamentos do departamento de jornalismo do Arcos Notícias e inclusive um vídeo nos foi enviado, “explicando” o que aconteceu naquele dia.
Segue nota na íntegra:
“A empresa responsável pela operação da praça de pesagem localizada na MG-170, na região central do estado, já esclareceu ao DER-MG que a barra metálica foi colocada apenas para proteger o cabo que liga a balança ao computador.
A chapa não interferiu nas pesagens efetuadas e a medida foi considerada paliativa e temporária, sendo retirada após a estabilização da estrutura. Os veículos autuados durante este curto período de tempo, apesar do desabafo dos motoristas, apresentavam excesso de peso durante a pesagem.
A balança da MG-170 e todas as demais em operação nas rodovias estaduais, sob a responsabilidade do DER-MG, estão devidamente aferidas pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM / INMETRO), conforme prevê a legislação em vigor, com prazo de validade de um ano.
As praças de pesagem instaladas pelo DER-MG, nas rodovias estaduais mineiras, têm o objetivo de inibir o excesso de peso nas cargas transportadas, conferir a distribuição das cargas, contribuir para a estabilidade do sistema de frenagem dos caminhões e evitar o desgaste prematuro do pavimento.”
Assina a nota a Assessoria de Comunicação Social do DER/ MG
Abaixo o vídeo que nos foi enviado pela Assessoria do DER/MG.
Comente