Infelizmente, cada dia mais, nos deparamos com pessoas ansiosas, cansadas, exaustas e esgotadas. Saímos de uma pandemia com muitas expectativas, mas ao mesmo tempo muitas frustrações. Ficaram marcas e sequelas que só o tempo trará respostas. Existe uma estatística de que, 4 em cada 5 pessoas, desiste dos seus sonhos e metas, diante das dificuldades desse “novo normal”.

Muitas das nossas prioridades têm se perdido diante de um turbilhão de coisas que temos de fazer todos os dias, a cada fração de segundos e, por isso, muitas pessoas se sentem tristes e frustradas por não conseguirem cumprir seus objetivos, seus planos. Existe um estudo feito na Inglaterra que afirma que a exaustão é uma resposta do nosso sistema nervoso central e ela aparece quando nos vemos diante de uma situação estressante e de dor.

A verdade é que, quando não realizamos nossos objetivos, ficamos frustrados, tristes e nos afastamos de ser a nossa melhor versão. Por isso a importância de fazermos as escolhas certas, saber priorizar. Aparece a todo instante no nosso celular mensagens do Whatsapp, instagram, facebook, linkedin... mais um milhão de aplicativos que todos nós temos instalados em nossos aparelhos para “facilitar” as nossas vidas, mas parece que instalamos um “caos”.

O Brasil possui a maior prevalência de depressão da América Latina. Infelizmente, esta doença afeta 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros, segundo dados da OMS. Nosso país é o com maior prevalência de ansiedade no mundo, 9,3%. Na verdade, é impossível acompanharmos a velocidade das mudanças. Por isso, a importância de limitarmos a quantidade de informações e selecionar as de maior qualidade! Caso contrário, você poderá absorver essa imensa quantidade de informações e não saber o que fazer com ela, gerando mais ansiedade e desatenção. Afinal, quem olha tudo, não olha nada!

Continua após a publicidade

Não existe uma fórmula mágica, essa é a grande verdade, o que serve para mim, pode não fazer nenhum sentido para você, mas todos nós precisamos entender a necessidade de selecionar melhor aquilo que queremos que fique com a nossa atenção, disputadíssima rsrs, por sinal.

Para tirar seus sonhos e objetivos do papel vai ser preciso disciplina e muita dedicação para desviar das distrações que te roubam o foco do que de fato é importante para sua vida.

Será que as telas dos celulares têm tirado o controle das pessoas? Uma pergunta difícil de responder, mas necessário refletir. Podemos e precisamos ter o controle de nossos comportamentos e atitudes, não ser refém de hábitos ruins que nos afastam de realizarmos o que merecemos.

Continua após a publicidade

Nosso cérebro responde a partir dos nossos hábitos, ele cria conexões neurais para facilitar seu trabalho, por isso mudar uma rotina instalada é tão difícil, mas a boa notícia é que tem jeito. Caso você entenda que precisa reduzir seu consumo de redes sociais, uma opção seria bloquear as notificações, assim você olha no momento que for oportuno para você, no seu tempo.

Sei o quanto é difícil, porque já coloquei em prática rsrs, mas me ajudou muito a ficar mais focada no meu planejamento, nos meus objetivos. Claro que continuo conectada, mas eu defino o momento de checar e retornar minhas redes. Eu no controle! Você no controle!

Vair ser hard, punk, muito duro kkk porque seu cérebro treinado a olhar a cada segundo para a tela do celular vai tentar de boicotar, ele está programado para fazer o que faz, por isso ele vai resistir e dificultar para você rsrs, tá tudo certo! Você está no caminho... crescer dói!

Continua após a publicidade

Realizar sonhos e objetivos exige de nós muito esforço, dedicação, foco, disciplina e consistência. Persista!