O prefeito de Candeias, Rodrigo Lamounier, preocupado com a possibilidade de uma tragédia ocorrer no km 550 da rodovia BR 354, localizado nos domínios do município, devido aos constantes deslizamentos que já levaram à interdição de 50% da pista de rolagem, decidiu chamar para si a responsabilidade.

Na sexta-feira (17), foi tornada pública a intensão do chefe do Executivo de Candeias de conseguir junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), autorização para realizar os reparos necessários no trecho fazendo uso de recursos do município que administra.

O ofício que oficializa o pedido para a realização do serviço já foi encaminhado para o supervisor do Dnit, em Oliveira, José Barros Junior. Agora, a administração aguarda um retorno rápido, já que a pista continua em uso, mas há grande preocupação diante da possibilidade de novos deslizamentos de terra e de acidentes.

De acordo com o prefeito, se a autorização for dada ainda nessa sexta-feira, no sábado (18), os serviços já serão iniciados.

Continua após a publicidade

Na semana passada, o chefe de Gabinete de Candeias, Fernando Lamounier Martins, já havia entrado em contato com o supervisor do Dnit, para tentar viabilizar a construção de um desvio na pista. 

Na mensagem enviada, Fernando salientou a necessidade de urgência na ação, visto o risco total do desabamento.

Na ocasião, mesmo a manutenção da rodovia sendo uma responsabilidade do Governo Federal, a Prefeitura disponibilizou equipamentos e maquinários para os reparos.

Continua após a publicidade

Em resposta o Dnit informou que continuava sem contrato de manutenção no segmento e precisaria contar com o apoio do município de Candeias, no sentido de realizar alguma intervenção, para evitar a interdição da BR-354/MG em sua totalidade.