Nosso conteúdo de hoje tem o propósito de apresentar como, determinadas características, são capazes de levar algumas empresas a se tornarem excelentes e outras não, baseado no conteúdo do livro: Empresas feitas para vencer de Jim Collins.
O autor analisou dados financeiros, uma extensa base de informações corporativas de grandes empresas americanas e trouxe algumas reflexões que hoje me atrevo a compartilhar aqui com vocês. Trouxe muitos insights para mim, espero que faça sentido para você também.
Nesse contexto, o autor apresenta que o sucesso depende da atuação conjunta de três fatores: pessoas disciplinadas, com pensamentos disciplinados e realizando ações com disciplina.
Dessa forma, ele continua esclarecendo que as empresas precisam criar um ambiente seguro para discutir problemas e soluções, onde a liderança tem o papel de promover um diálogo aberto, sem centralizar ou tampouco de largar assuntos relevantes a serem tratados. Para isso, foi identificado que as principais características dos líderes de sucesso são: modestos e humildes, focam mais no sucesso do time do que o seu próprio sucesso, são resilientes, tem um propósito claro e alinhado com a empresa, tem paixão pelo que fazem e montam suas equipes com pessoas disciplinadas, depois tomam decisões estratégicas.
Todos os negócios passam por situações desafiadoras, por isso a importância de ser verdadeiro e honesto com o time, analisando os problemas que emergirem e envolvendo os colaboradores com perguntas e escuta ativa para fazer o melhor diagnóstico possível e tratativas necessárias. Aqui, entra o pensamento disciplinado.
O autor apresenta no livro o conceito do ouriço ou porco-espinho, onde ele explica que esses animais são capazes de fazer uma única coisa, tornar uma bola de espinhos e rolar o mais rápido possível e são focados em fazer isso.
Essa analogia tem o propósito de apresentar que empresas de sucesso se concentram em fazer o que é essencial e não perdem tempo com o que não traz resultados.
Para que isso aconteça é preciso focar em:
- Identificar sua paixão, as empresas e seu time precisam ser apaixonados pelo que fazem;
- Ter clareza em que sua empresa é melhor do que qualquer outra à sua volta;
- Focar no que faz o seu negócio gerar mais resultados econômicos e financeiros.
Já chegando no 3º fator – ações disciplinadas levam empresas à cultura da excelência..., e isso só é possível com pessoas disciplinadas com pensamentos disciplinados. Líder, evite processos burocráticos e desnecessários, delegue responsabilidades, permita a criatividade e o erro controlado, lembre-se do conceito do ouriço, foque na sua atividade principal, seja consistente. Disciplina significa saber o que precisa ser feito e fazer. Pessoas disciplinadas seguem o plano combinado. Muitas empresas não atingem o tão sonhado sucesso porque mantém funcionários ineficientes em posições estratégicas.
Os líderes têm papel fundamental na condução de uma empresa, e o sucesso sustentável de qualquer negócio depende, em grande parte, de ter as pessoas certas nos lugares. Isso exige uma liderança de nível 5:
1 – Líder seja bom no que você faz;
2 – Contribua com seu time, seja engajado e comprometido com sua equipe;
3 – A eficiência da sua gestão está intimamente ligada a boa administração do seu time;
4 – Estabeleça um grau de confiança com seu time, de modo que eles estejam no mesmo “barco” que você, tenham um propósito claro e definido;
5 – Seja modesto, humilde, valorize seu time, não centralize as vitórias e delegue as perdas. Seja consciente da sua responsabilidade como líder e guarde a certeza de que não se constrói nada sozinho!
Muito sucesso para seus negócios! Forte abraço
Comente