O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG OESTE) está ampliando a oferta da TELEMEDICINA para as portas de atendimento de urgência e municípios consorciados.

Há cerca de quatro anos, o serviço é realizado 24 horas por dia, por especialista em NEUROCIRURGIA, usando tecnologia de ponta contratada junto a empresa devidamente licitada, credenciada no Ministério da Saúde.

Funciona como uma consulta do médico socorrista, regulador ou clínico a um especialista neurocirurgião, com conhecimentos específicos que contribuem para o diagnóstico de regulação. Trata-se de uma segunda opinião abalizada, que faz a diferença na continuidade do atendimento. Vale lembrar que o procedimento é aceito SOMENTE EM CASOS DE URGÊNCIA.

Como exemplo podemos citar um paciente com quadro de AVC, que tem poucas opções de internação na região. O diagnóstico preciso pode definir o encaminhamento para neurologia ou neurocirurgia; e com isso ganhar tempo e salvar uma vida. O benefício se estende à ocupação correta de leitos e ao deslocamento da equipe do SAMU.

Continua após a publicidade

AMPLIAÇÃO

O CIS-URG OESTE conseguiu aditivo de contrato com a empresa licitada, sem custo adicional, que inclui os serviços de CARDIOLOGIA (atendimento 24 horas) e CARDIOVASCULAR (12 horas).

As cidades consorciadas que já manifestaram interesse nos serviços da telemedicina serão contempladas ainda neste mês de abril. Municípios que ainda não se manifestaram podem fazê-lo através de ofício, emitido pelo Prefeito ou Secretário Municipal de Saúde, enviado à Direção Executiva do Consórcio.

Continua após a publicidade

O CIS-URG OESTE fará a cerimônia de apresentação das novidades sobre a TELEMEDICINA, aos consorciados e à imprensa, no dia 27 de abril, às 9 horas, no Instituto PROZ, localizado na avenida Getúlio Vargas, nº 440, sala 04, no Centro de Divinópolis/MG.

O Presidente do Consórcio e Prefeito de Itaguara, Donizete Chumbinho, ressalta a importância da ferramenta para salvar vidas. “A tecnologia avança em grande velocidade. O CIS-URG OESTE acompanha a evolução e coloca a telemedicina a serviço da comunidade, como suporte para os momentos de urgência médica. É uma enorme conquista para todos nós”, avalia Chumbinho.

TELEMEDICINA

Continua após a publicidade

A telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. Surgiu em Israel há mais de cinco décadas e hoje é utilizada em todo o mundo, de forma segura e legalizada, dentro da legislação e das normas médicas. 

Os profissionais podem tomar decisões com maior agilidade e precisão. A custo reduzido, a Telemedicina tem sido útil para desafogar pronto-atendimentos, fazer o monitoramento de pacientes em isolamento, consultas entre intensivistas e clínicos-gerais, obter segunda opinião médica e dar acesso de especialistas a regiões remotas.