Construir sua liberdade financeira passa por um planejamento financeiro e isso exigirá de você a dedicação de um tempo. Digamos que você fará um churrasco para os amigos - você reservará um tempo para organizar tudo, certo? Até um encontro de amigos precisa de um mínimo de planejamento, então sua vida financeira não pode ser diferente, e esse planejamento será a chave para destrancar a porta que está emperrando sua abundância e prosperidade.
Para seu planejamento, serão necessários 5 passos:
1- Coloque no papel seus sonhos e metas: quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve, mas não é qualquer lugar que serve. Defina onde você quer chegar!
2- Faça sua radiografia financeira: um levantamento das suas receitas e das suas despesas para entender sua realidade financeira atual;
3- Análise os dados da sua radiografia financeira: para onde o seu dinheiro está indo.
Hora de olhar literalmente para seu diagnóstico e analisar o que está dando errado, o que precisa ser cortado, você vai se surpreender ao ver como gasta com pequenas coisas que nem você mesmo percebia. Não saia cortando tudo, isso não é legal! Você vai vibrar em um canal de escassez e atrair mais miséria, corte excessos. Uma boa dica para resolver isso é fazer renda extra: vender um produto, fazer doces, dar uma aula, encontre algo que você ama fazer e gere receita com isso!
4- Faça uma reserva de emergência – Mas, o que é isso? Você precisa ter pelo menos 6 meses, isso mesmo, seis meses de seu custo mensal em uma reserva que possa lhe socorrer diante de uma emergência - por exemplo, a perda de um emprego; uma enfermidade, caso você seja autônomo e viva da renda do seu trabalho; uma crise nos negócios e outras eventualidades que venham a surgir. Concluída a reserva, começa os investimentos para a construção da sua liberdade financeira, colocar o dinheiro para trabalhar para você.
5- Defina o valor dos seus sonhos/metas – Chegou a hora de verificar o valor dos seus sonhos, qual sua expectativa de liberdade financeira para você se organizar em seu planejamento e, claro, para realizá-lo:
Quanto custa?
Em qual prazo você consegue guardar esse dinheiro?
Você possui duas formas - cortar gastos excessivos ou ganhar mais... O quanto você está disposto a fazer a sua parte? Haverá sacrifícios? Sim! Haverá resultados? Simmmm!! Então, como fica o seu planejamento?
Valor das receitas/entradas – quanto você ganha
Destinar 10 % do orçamento para a reserva de emergência – concluído 6 meses – continuar a investir para chegar à sua liberdade financeira;
Pagar seus sonhos – objetivo chegar a 20%;
Despesas fixas e variáveis (incluindo dívidas) – no máximo, 70% das suas despesas devem se ajustar a essa verba disponível.
É preciso ter coragem para pagar o preço, a responsabilidade é sua, somente sua! O quanto você está comprometido? Quanto a sua liberdade financeira vale seu esforço, sacrifício? Seus resultados financeiros são as consequências de suas ações. Faça seu planejamento financeiro! Invista em você e não desista jamais!
Comente