No dia 12 de maio, às 16 horas, será lançado na capital mineira pela Prefeitura de Itapecerica e pelo Sebrae Minas o XV Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica, a ser realizado de 8 a 11 de junho, fim de semana do feriado de Corpus Christi.
A cerimônia de lançamento será realizada na sede do Sebrae Minas, localizada na avenida Barão Homem de Melo, 329, bairro Nova Granada, em Belo Horizonte.
O Festival de Gastronomia Rural acontece na Praça Dom José Medeiros Leite e adjacências, no Centro de Itapecerica, e disponibiliza ao público e aos comerciantes estrutura e organização de primeira qualidade.
A festa oferece o melhor da autêntica culinária da roça mineira, a estrela principal do evento, com mais de 50 pratos diferentes da típica gastronomia rural local, doces, quitandas, cervejas artesanais e cachaças, apresentações culinárias efetuadas por chefs, além de alimentos de agricultura familiar e artesanato local.
A festa será embalada por muita música caipira, com diversas atrações musicais. Tudo acontece em um ambiente temático cuidadosamente decorado, a fim de que os participantes sintam-se, de fato, na zona rural.
Mais uma vez, o tradicional evento, sucesso de público e de crítica e aperfeiçoado a cada ano, deverá atrair milhares de pessoas, tanto itapecericanos quanto turistas de diversas regiões.
O festival é um importante fomentador do turismo e da economia de Itapecerica, gerando emprego e renda, aquecendo o comércio e a prestação de serviços no município.
Esta edição do evento deverá reafirmar e fortalecer a gastronomia como grande atrativo para a atividade turística de Itapecerica no cenário estadual e até mesmo nacional.
Ao divulgar e fomentar a cidade como destino gastronômico, diversifica-se a oferta turística do município, movimentando a cadeia produtiva do turismo, oportunizando o conhecimento de novas cozinhas ligadas à culinária rural típica e, por fim, aquecendo a economia local.
Parceria do Sebrae Minas
O Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica conta nesta edição com uma novidade: a parceria da Prefeitura, realizadora do evento, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas), que assume um papel relevante como co-realizador da festa.
A instituição irá somar esforços com a Prefeitura na capacitação e oferta de cursos e orientações para viabilizar a participação de chefs de cozinha renomados, além de potencializar a divulgação do evento nacionalmente, dando à grandiosa festa projeção mais ampla, com a atração de um número ainda maior de turistas.
O objetivo é fomentar a atividade econômica da cidade, beneficiando os empreendedores e gerando emprego e renda para a população.
“O setor de alimentação movimenta muitos pequenos negócios e sustenta muitas famílias. Nosso objetivo é oferecer orientações e ferramentas que ajudem os empreendedores a se articularem e atuarem de forma interconectada, atendendo as demandas do mercado, promovendo melhorias nos empreendimentos, estimulando a criação de novos produtos e valorizando a gastronomia regional”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Comente