A Defesa Civil de Barbacena, na região do Campo das Vertentes, decretou situação de emergência neste sábado (13) após um derramamento de óleo diesel atingir o rio das Mortes e provocar o desabastecimento de água na região. O combustível que avançou sobre o manancial estava em um caminhão-tanque que explodiu na BR-040, na última quinta-feira (11).
Segundo a prefeitura da cidade, ainda não é possível estimar o volume total de óleo que chegou ao leito do rio das Mortes. Diante disso, não há previsão de quando o Serviço de Água e Saneamento (SAS) terá condições de religar as bombas de captação de água.
Um gabinete de crise — que reúne várias secretarias municipais, além da Advocacia Geral do Município, Consultoria Geral do Município e Diretoria de Meio Ambiente — foi criado para enfrentar o desastre ambiental. Sem prazo para solucionar o problema, a Prefeitura de Barbacena emitiu um comunicado para pedir que a população faça “uso racional da água até que a situação seja normalizada”.
O desabastecimento preocupa moradores, que reclamam da demora da prefeitura para encontrar uma solução. “Isso é desumano! Uma cidade nesse porte não ter um plano B?
Nem ao menos um reservatório para uma crise hídrica?”, questionou um morador da cidade em comentário na página oficial da prefeitura no Instagram. “Deveria existir um plano pra qualquer situação que venha acontecer, porém a prefeitura deixa sempre pra ‘quando acontece’ . Falta planejamento”, reclamou outro cidadão na rede social.
Comente