O 150º Grupo de Escoteiros Lobos das Gerais iniciou suas atividades com membros juvenis no dia 03 de março de 2013.
O número 150 faz referência ao antigo Grupo de Escoteiros da cidade de Arcos que tinha o número 15 como identificação.
Esse Grupo, ficou ativo nos anos 70 e 80.
Esta foto data do ano de 1974, sendo o registro feito no campo do Ipiranga e mostra o 15º Grupo de Escoteiros de Arcos/MG. Nesta imagem histórica do Escotismo Arcoenses estão: 1: Heleno; 2: Osvander Cunha (Vandinho); 3: Antônio Teixeira Carvalho; 4: Geraldo Adalberto (Betinho); 5: Joel; 6: Ch Francisco (ao fundo); 7: Edgar (capeta); 8: Eduardo Cunha; 9: João Cunha; 10: Marden; 11: Luiz Henrique (in memórian); 12: José Geraldo (Lalado); 13: Carlos Henrique.
O Grupo de Escoteiros Lobos das Gerais se reúne todos os sábados no Poliesportivo de Arcos, próximo ao lago, de 15 as 17 horas e realiza diversas atividades, que visam a socialização, interação e amizade entre os escoteiros, além de terem uma disciplina pautada em valores e no respeito e preservação do meio ambiente.
Essa integração, escoteiros X natureza, tem um impacto positivo na vida dos jovens, expandindo suas capacidades, contribuindo para a superação de medos, além de valorizar o trabalho em equipe, essencial hoje, em qualquer função a ser desenvolvida, tanto na escola, quanto no trabalho.
Os escoteiros são divididos por faixa etária?
De 07 aos 10 anos - Lobinho;
De 11 aos 14 anos - Escoteiro;
De 15 aos 17 anos - Sênior;
De 18 aos 21 anos - Pioneiro.
Dentre as atividades desenvolvidas pelos escoteiros da cidade de Arcos podemos citar: acampamentos, encontros regionais (Camporee, Camo, ELO, Rally), atividades de conscientização (Maio Amarelo), atividades cívicas (dia da cidade, dia da Pátria), ações comunitárias (arrecadação de alimentos, roupas, brinquedos) etc.
No escotismo, crianças e jovens têm a oportunidade de crescimento como ser humano, desta forma, o escoteiro se desenvolve fisicamente, por meio de jogos ao ar livre, exercícios, moralmente, visto que um dos objetivos do escotismo é desenvolver um caráter sadio nos escoteiros, intelectualmente, já que são passados conhecimentos específicos de cada etapa das atividades.
O "Grupo de Escoteiros Lobos das Gerais" participou no último dia 04 de maio de uma competição em nível nacional, envolvendo 240 Grupos de escoteiros de todo o Brasil.
As atividades consistiam em conhecimentos gerais, conhecimentos sobre escotismo, atividades em grupo, numa verdadeira corrida contra o tempo, desafiando os jovens escoteiros a superarem a si próprios.
O "Grupo de Escoteiros Lobos das Gerais", Patrulha Potiguara, composto pelos jovens:
Luis Felipe, Dércio Júnior, Beatriz Lacerda, Isis Modesto e Lívia Domingues, auxiliados pelo Chefe Sênior Marcos Conceição, Chefe Escoteiro Anderson Soares, Auxiliar de Chefia Pâmela Contarini, Auxiliar de Chefia Kimberly e Chefe Geraldo, conseguiram a 21ª colocação nessa competição, mostrando que o trabalho em equipe dá resultados.
Chama a atenção que a "Patrulha Potiguara" participou dessa Competição com apenas 05 membros, sendo que outras equipes, participaram com 8,10 ou até mais escoteiros.
Parabéns aos "Grupo de Escoteiros Lobos das Gerais" e a todos os seus integrantes, pelo importante papel que exerce em nossa sociedade voluntariamente, ajudando e auxiliando os nossos jovens na busca de um mundo melhor, com mais interação e cooperação.
Venha participar e conhecer o Grupo de Escoteiros de Arcos.
Os integrantes do "Grupo de Escoteiros Lobos das Gerais" se reúnem todos os sábados no Poliesportivo de Arcos, próximo ao lago, de 15 às 17 horas.
Sempre Alerta!!!
Comente