O primeiro LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti) da cidade de Arcos, no ano de 2023, foi realizado de 23 a 27 de janeiro, e apresentou o alarmante número de 14,1, ou seja, 14 vezes acima do limite estabelecido pela organização mundial de saúde.
Diante do risco de uma epidemia, várias ações foram traçadas e desenvolvidas pelo setor de Endemias.
Entre os dias 22 e 26 de Maio, foi realizado em Arcos o 2º LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) e o número teve uma acentuada queda, registrando 2,1% de Infestação Vetorial, ou seja, médio risco para epidemia.
O índice BRETEAU nesse novo LIRAa ficou em 3%.
O índice BRETEAU é um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas habitações humanas pela quantidade de total vistoriada. É utilizado no Brasil para a determinação de infestação do mosquito da dengue.
Novamente, cerca de 80% dos focos foram encontrados dentro das residências, o que levanta o alerta da importância da participação de toda a comunidade no combate ao Aedes aegypti.
Geraldo Moura, Coordenador/ Supervisor Técnico em Vigilância Ambiental em Saúde/ Endemias, comentou os resultados nesta sexta-feira (02) durante o Jornal da Vida.
Comente