A aluna do curso de Engenharia Mecânica do IFMG campus Arcos, Joice Paloma, apresentou na 1ª Convenção de Extensão, Pesquisa e Inovação – realizada no IFMG campus Piumhi, o projeto de extensão “Acessibilidade: Deficiência Visual”.
O projeto, desenvolvido no campus Arcos, sob a coordenação e orientação dos professores Andressa Giarola, Jefferson Rodrigues e a Técnica em Assuntos Educacionais, Claudia Soares Rossi, trata da inclusão de pessoas com deficiência visual a fim de reduzir barreiras e desafios que afetam o cotidiano desses cidadãos, principalmente no ambiente escolar.
Segundo Joice a participação no evento em Piumhi é importante para despertar em mais pessoas do meio acadêmico a necessidade de compreensão das necessidades dos deficientes visuais.
“Tivemos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho para muitas pessoas. Mas, o mais importante, foi apresentar os resultados que já obtivemos e também chamar a atenção para o debate do tema dentro do ambiente escolar”, afirmou Joice.
A participação no evento pode render, inclusive, futuras parcerias, já que alunos do curso de Engenharia Civil do IFMG campus Piumhi se interessaram em desenvolver, por exemplo, a planta de prédios escolares, envolvidos no projeto.
Para a servidora do IFMG Arcos, Claudia Soares Rossi, integrante do NAPNEE-Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, o projeto ajuda a discutir a importância da inclusão.
“O projeto tem alcançado seus objetivos e oportunizado a discussão sobre a necessidade de promovermos ações que efetivem as diferentes formas de inclusão”.
Claudia destaca ainda os benefícios da participação de alunos em eventos dessa natureza. O que, segundo ela, contribui com na formação dos estudantes.
" A experiência de participar e apresentar projetos traz grandes oportunidades de aprendizagens que extrapolam as salas de aulas. Portanto, os investimentos nestas ações são essenciais à formação integral do aluno.
O Campus Avançado Piumhi está de parabéns pela grandiosa organização do evento e pela oportunidade que ofereceu de trocas de experiências e avanço nos diálogos sobre a importância da extensão, pesquisa e inovação tecnológica na construção de uma formação sólida aos nossos alunos", conclui Claudia.
O projeto Acessibilidade: Deficiência Visual
Como parte do projeto, foram instaladas, nos prédios do campus Arcos, placas indicativas de ambiente com descrição em braile, fixação de piso tátil e aquisição de lupas que auxiliam a leitura de pessoas com baixa visão.
Foram criados ainda Grupos de Trabalho (GT) com a finalidade de elaborar propostas e engajar mais pessoas na promoção da inclusão do deficiente visual no âmbito do IFMG Arcos, nas escolas públicas do município e da gestão pública de Arcos.
O trabalho está na sua segunda fase, que consiste agora, em terminar a instalação de sinalização restante nos prédios do campus Arcos e acompanhar o andamento da implantação das propostas discutidas e aprovadas nos Grupos de Trabalho.
A acadêmica Joice Paloma também vai apresentar projeto de Extensão no VIII Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva. O evento é realizado pelo Instituto Federal de Brasília – IFB, e será nos dias 29 a 30 de agosto, na capital federal.
Comente