O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de junho, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar as pessoas e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.
Durante a Semana do Meio Ambiente, entre os dias 04 e 10 de junho de 2023, são desenvolvidas diversas ações visando orientar e conscientizar as pessoas quanto a importância de uma atuação conjunta na preservação do meio ambiente.
Dentre as atividades, destaca-se o projeto de destinação ambientalmente adequada de materiais apreendidos no setor do 2º Pelotão da 7ª Companhia PM de Meio Ambiente sediado em Formiga/MG, que consiste na descaraterização e destruição de produtos relacionados a crimes e infrações ambientais, inerentes a pesca predatória e crimes contra a fauna.
Sobretudo, redes de pesca, gaiolas e armadilhas, sendo encaminhado todo o material resultante para a reciclagem.
O processo foi acordado entre o Poder Judiciário, a Promotoria de Meio Ambiente, a Delegacia Regional de Polícia Civil, a atividade do Policiamento de Meio Ambiente e, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, e perdura desde o ano de 2012.
A metodologia aplicada apresenta a redução no tempo de guarda dos materiais apreendidos não passíveis de devolução ao infrator, bem como, reduz os custos inerentes ao transporte para destinação final, sendo os materiais encaminhados pela Secretaria Municipal de Gestão Ambiental até a área de reciclagem.
A retirada do chumbo das redes de emalhar possibilita a reciclagem deste metal, bem como, de outros metais, como o alumínio e o ferro, existentes nas gaiolas e armadilhas, evitando-se possíveis contaminações ambientais, assim como, aumentando a acessibilidade destes reciclados, diminuindo a demanda na cadeia produtiva, atividade potencialmente poluidora que gera grandes impactos ambientais.
Todo o material apreendido durante o corrente ano, relacionados a mais de 130 registros ambientais, foi descaracterizado, destruído e segregado, resultando na separação de 130 kg de chumbo, 80 kg de outros materiais recicláveis (ferro, alumínio) e 300 kg de nylon.
Todo o material resultante foi encaminhado para a reciclagem junto ao Aterro Sanitário do Município de Formiga/MG, concretizando as diretrizes pactuadas junto às autoridades ambientais da Comarca.
O projeto promove a legitimação da destruição de materiais relacionados a infrações contra a fauna silvestre, prioriza a prevenção de infrações ambientais e a educação ambiental por meio da divulgação das atividades realizadas, contribuindo positivamente, ao transformar práticas ilícitas em materiais recicláveis, priorizando-se a sustentabilidade ambiental.
Comente