Um idoso de 60 anos teve três dedos decepados após uma bombinha estourar na mão dele em um sítio na zona rural de Oliveira, na noite de quinta-feira (8).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima perdeu o dedo indicador e o polegar da mão esquerda e o dedo polegar da mão direita. A corporação não soube informar como o acidente ocorreu.
Após os primeiros socorros, o idoso foi encaminhado para o Pronto Atendimento Municipal (PAM).
Dicas para manuseio de artefatos explosivos:
Sempre seguir as dicas do fabricante e peça orientações no momento da compra do artefato.
Antes de realizar a queima de fogos é preciso fazer o isolamento por cordões (cerca de isolamento), cavaletes ou similares, devidamente sinalizadas, com placas de advertência, em letras vermelhas sobre fundo branco.
A distância recomendada para explodir os fogos com segurança é de 30 a 50 metros de pessoas, edificações e carros.
Para evitar segurar os fogos com as mãos, compre artefatos que venham com a base para encaixar no suporte dos fogos de artifício, para que seja possível colocar no chão.
Nunca deixe crianças e menores de 18 anos soltarem fogos.
Nunca manuseie fogos sob efeito de álcool.
Caso os fogos não estourem, não tente reaproveitá-los. Molhe-os para apagar o pavio e evitar acidentes, e leve na loja em que comprou para trocá-los.
Ao estocar os fogos em casa, deixe-os em um local seco e longe de fogões e outros explosivos.
A orientação é nunca comprar fogos de artifícios clandestinos, pois a maioria não é testado e não traz as instruções de segurança na embalagem.
Em caso de acidentes mais graves, o Corpo de Bombeiros ou Samu devem ser acionados
Comente