Três gaiolas com 70 pássaros silvestres foram encontradas no porta-malas de um carro envolvido em um acidente no km 628 da BR-381, em Oliveira, na segunda-feira (12). 

O motorista abandonou o veículo e não foi localizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a PRF, nas gaiolas haviam pássaros das espécies corrupiões, cardeais, trinca-ferros, tico-ticos, canários e pássaro-pretos.

As aves foram resgatadas e encaminhadas para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) em Divinópolis, através da Polícia Militar Ambiental de Oliveira.

Continua após a publicidade

Outras providências

Dentro do carro que foi abandonado pelo motorista, a PRF localizou alguns documentos em nome de um homem de 51 anos.

Caso o motorista seja identificado, ele poderá responder, em tese, pelo crime tipificado no artigo 29 da Lei 9.605/97 (matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre) e o crime de maus-tratos, diante da flagrante situação que as aves se encontravam (acondicionados em minúsculos compartimentos, incompatíveis com o tamanho da maioria das aves, além da falta de alimentação para as mesmas).

Continua após a publicidade

Além destes crimes, o mesmo, caso seja identificado, poderá responder por evadir do local do acidente e por não prestar socorro às vítimas.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil em Oliveira para as devidas apurações.