Fundamentado no conceito de sustentabilidade ambiental, a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, através da Instrução nº 3.03.12/2013 instituiu o PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PROGEA.

O programa é desenvolvido em escolas públicas municipais e estaduais, em turmas de 4º e 5º ano, sendo durante o ano letivo.

São desenvolvidas atividades escritas e práticas, desenhos, histórias, reflexões, criação e execução do Clubinho Ambiental, visitas pedagógicas extraclasse e com término em uma cerimônia de formatura.

O objetivo do PROGEA é estimular alunos do 4º e 5º ano a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos socioambientais, que visem a contribuir para a prevenção ambiental, a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontram inseridos.

Continua após a publicidade

Especificamente, o programa visa fomentar o processo de mobilização social visando o estabelecimento de uma rede social local para a minimização ou solução dos problemas ambientais detectados a partir do programa desenvolvido na escola.

No ano de 2023 o programa foi desenvolvido nas Escolas Municipais Benedita Gomide Leite e Papa Pio XII, no município de Formiga/MG, onde 91 alunos recebem o conteúdo do PROGEA.

Nesse sentido, finalizando os trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre do ano de 2023, a Polícia Militar de Minas Gerais, por intermédio do Comandante do Pelotão de Meio Ambiente com sede em Formiga/MG, 1º Tenente Flávio Andreote dos Santos, do mediador PROGEA, 3º Sargento Duarte, do Poder Executivo do município e empresa parceira da iniciativa privada, após dez encontros e mais de quatro meses de empenho, realizaram na quadra de esportes da Escola Municipal Papa Pio XII a formatura dos alunos do 4º e 5° anos do ensino fundamental, concluintes do Programa de Educação Ambiental - PROGEA 2023.

Continua após a publicidade

O evento contou com a presença do Subcomandante do 63° BPM, Sr. Cap Bittencourt, do Secretário de Cultura, Sr. Alex Arouca e do Secretário-Adjunto de Educação, Sr. Luis Henrique Soares, do mascote Florestinha, além de demais autoridades representantes do município e empresas da iniciativa privada parceiras, das diretoras das escolas, Sra. Kátia Aparecida Arantes e Sra. Juscemilia Alves Alcântara, equipe pedagógica da Secretaria de Educação bem como funcionários da escola, pais e alunos, com a presença total de aproximadamente 300 pessoas.

Os alunos receberam o certificado de conclusão do curso e a carteirinha sendo nomeados agentes ambientais mirins.