A marca Sebrae subiu duas posições e agora é a sexta mais forte do Brasil no ranking anual da revista IstoÉ Dinheiro. O ranking é feito a partir da pesquisa Brand Asset Valuator (BAV), maior e mais tradicional estudo sobre marcas no mundo. Essa conquista, de acordo com especialistas, resulta da relevância do Sebrae enquanto guardião das micro e pequenas empresas.

O estudo mensura a força das marcas e o nível de “share of heart”, em tradução livre, “conquistar o cliente”, capturando tanto os incentivos de marketing quanto a resposta do consumidor final. A pesquisa considera 48 atributos dentre as dimensões de diferenciação, relevância, estima e familiaridade – como responsabilidade social, originalidade, progresso, dinamismo, confiança, utilidade e valor agregado.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, reforça o papel crucial dos pequenos negócios na economia.

“Hoje, os pequenos negócios representam 99% dos empreendimentos do país, respondendo por quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e 54% dos empregos formais, além disso, mais de 85 milhões de brasileiros são beneficiados pelos pequenos negócios. Esse contingente é maior que a população de países como França, Reino Unido, África do Sul e Argentina.”

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O reconhecimento conquistado pelo Sebrae é resultado de um intenso trabalho. No ano passado, a entidade superou o patamar de 20 milhões de atendimentos realizados, com 11 milhões de empreendedores e potenciais empresários. Além de ampliar o volume de clientes, houve também um avanço de quase 15 pontos na avaliação do atendimento, entre 2020 e 2022. Em uma escala que vai até 100, o Sebrae recebeu 83,8 pontos.