Nesta sexta-feira (18) completaram-se 10 anos de falecimento de Paulo Marques de Oliveira, um dos políticos mais citados e lembrados em Arcos e na região, por sua postura, firmeza e comprometimento com a retidão da coisa pública.

Não é raro, em rodas de conversas, ou debates que tendem caminhar para o lado político ouvirmos:

“Paulo Marques que era Prefeito”;

“Essa obra foi o senhor Paulo quem fez”!

Continua após a publicidade

 

Paulo Marques, nasceu em 28 de Outubro de 1932, na da cidade de Piraúba MG, Zona da Mata Mineira, casou-se com Dona Leopoldina Ribeiro de Oliveira, uma educadora de família tradicional em Arcos.

Teve cinco filhos: Antônio, Marco Túlio, Paulina, Júlio e Isabela.

Continua após a publicidade

O ano era 1977 e Paulo Marques chegava à Prefeitura de Arcos, com uma equipe estruturada e motivada a fazer o melhor para a população.

Não há fórmula para o sucesso e sim, liderança de pulso, gente capacitada, motivada e vontade de arregaçar literalmente “as mangas” e fazer.

Paulo Marques, munido desse espírito de liderança cercou- se dos melhores da época e conseguiu feitos incríveis em uma Arcos ainda “engatinhando”.

Continua após a publicidade

Com um secretariado com nomes como de: Maria Frias, Marco Aurélio Barbone, Lalado, Adelbã... Joaquim Gontijo Pires; e tendo com líder na Câmara de Vereadores Chiquito Roque, entre outros, foram 06 anos de gestão que mudaram a cara da cidade e voltaram os trilhos de Arcos rumo ao século XXI.

O ex-Prefeito Paulo Marques de Oliveira, fez muito por Arcos e podemos citar alguns:

Conclusão da construção do prédio da Prefeitura; implantação do PAESE (Plano Arcoense de Expansão Socioeconômica);

Continua após a publicidade

Construção e reforma de várias escolas;

Criação da FUMUSA (Fundação Municipal de Saúde);

Construção do Ginásio Poliesportivo, projeto futurístico, que sofreu pressão da oposição à época, principalmente na Câmara de Vereadores e que até os dias atuais é visto como um dos melhores espaços para desportistas e esportistas de Arcos e Região;

Implantação do tratamento de água, através da Copasa;

Arborização das principais ruas do centro da cidade;

Construção dos prédios da EMATER;

Construção da Estação Ferroviária;

Construção da torre Repetidora de TV;

Construção do Horto Florestal,

Criação do Cadastro Técnico Municipal e da Cooperativa Agropecuária;

Abertura de várias ruas e construção de pontes modernas;

O ex-prefeito Paulo Marques ainda conseguiu criar um modelo de gestão, atemporal e que foi modelo para várias outras cidades da região.

Paulo Marques também foi um crítico e combativo à exploração desenfreada de nossas riquezas minerais, sem a devida contra partida sócio ambiental, revertida adequadamente para a população.

De 2004 a 2008, Paulo Marques foi vereador pelo antigo PAN (Partido dos Aposentados Nacional).

Paulo Marques faleceu em 18 de Agosto de 2013, aos 81 anos e foi sepultado no Cemitério Paroquial de Arcos, sob uma chuva de aplausos.

Fica aqui o registro e a lembrança dos 10 anos sem esse grande homem, divisor de águas na política e no crescimento exponencial de nossa querida Arcos.