O ex-deputado federal Eduardo Barbosa morreu na madrugada desta quarta-feira (23), aos 64 anos, em Brasília. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês para a realização de uma cirurgia cardíaca.
O velório e sepultamento serão realizados nesta quinta-feira (24) em Pará de Minas.
Natural de Pará de Minas, Eduardo Barbosa nasceu em 25 de agosto de 1958. Médico pediatra formado pela UFMG e pós-graduado em Saúde Pública, ele se elegeu deputado federal pelo PSDB em 1994. Exerceu sete mandatos na Câmara dos Deputados. Eduardo Barbosa também foi ouvidor-geral da Casa e vice-líder do PSDB por vários anos.
Atuou em várias comissões, sempre pautando a atividade parlamentar pela luta nas áreas da saúde e da defesa dos direitos das pessoas idosas e com deficiência. Também dedicou ao trabalho pelas Apaes. Como médico voluntário, ingressou na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pará de Minas e chegou a assumir a presidência da entidade. Em 1992, fundou e presidiu a Federação das Apaes de Minas Gerais – entidade que congrega mais de 400 filiadas e atende, aproximadamente, 80 mil pessoas com deficiência.
Foi membro do Conselho de Administração da Federação Nacional das Apaes, presidente da Federação das Apaes de Minas Gerais e presidente da Federação Nacional das Apaes por várias vezes, como também presidente do Fórum Nacional do Secretários de Estado de Assistência Social.
Luto
O PSDB publicou uma nota lamentando a morte do ex-deputado: "Sentimos profundamente a morte de Eduardo Barbosa, que foi deputado federal pelo PSDB, por Minas Gerais, durante sete mandatos. Fez um trabalho belíssimo, digno de todo reconhecimento."
"Promoveu políticas inclusivas, deixou um legado muito importante em prol das pessoas com deficiência, com forte atuação na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)", ressaltou o PSDB.
A Prefeitura de Pará de Minas decretou luto oficial por três dias no Município. "Em nome da população pará-minense, manifestamos profundo pesar pelo falecimento de Eduardo Barbosa, que se destacou, principalmente, pela sua atuação como deputado federal por sete mandatos consecutivos (1995 a 2022). [...] Em seu trabalho como parlamentar, destacou-se, sobretudo, pela promoção da justiça social e pela defesa de políticas públicas inclusivas que asseguraram incontáveis e significativos direitos das pessoas com necessidades especiais", ressaltou a Prefeitura.
A Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais também decretou luto oficial e ressaltou que Eduardo Barbosa foi o líder maior da entidade. "Pessoa que dedicou a vida ao Movimento Apaeano e às Pessoas com Deficiência. Sua partida precoce nos deixa desolados, mas, sem dúvida, muito agradecidos por toda a sua trajetória. Que Deus o receba de braços abertos, console a família e nos dê a força necessária para continuarmos seu legado".
Comente