A Administração Municipal, por meio da secretaria de Saúde, emite nota de esclarecimento sobre o registro da ocorrência de um novo caso confirmado de meningite no município.
De acordo com a pasta, nesta quinta-feira, dia 04 de julho, uma adolescente de 15 anos deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por apresentar sintomas meníngeos, cefaleia e vômitos. No entanto, a paciente não apresentava estado febril. Ao ser examinada, foi realizado exame de coleta de líquido da espinha (líquor) para que fosse diagnosticado o tipo de agente infeccioso.
Com o resultado preliminar, foi detectada a presença de uma bactéria “gram-positiva”, sendo o material coletado enviado à Fundação Ezequiel Dias (Funed) para procedimentos de confirmação. A paciente permanece internada e em constante observação. Todos os contatos íntimos domiciliares, que são pessoas que convivem, no mesmo ambiente, por no mínimo oito horas diárias estão sendo acompanhados.
A Superintendência Regional de Saúde e o Núcleo Central de Saúde foram informados sobre a ocorrência e prestando o apoio necessário.
RELAÇÃO COM O PRIMEIRO CASO
No dia 05 de junho, uma adolescente formiguense deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por apresentar sintomas, como dor nos membros inferiores; dor de cabeça; vômitos; fraqueza e algumas petéquias, que são pontos avermelhados no corpo e que causam uma pequena hemorragia de vasos sanguíneos. Ao ser examinada pelo médico plantonista, foi solicitada a realização de exames laboratoriais. No dia seguinte (06 de junho), houve agravamento no quadro clínico da paciente levando-a a óbito. No dia 21 de junho, a Fundação Ezequiel Dias publicou em seu sitio oficial o resultado dos exames laboratoriais, cujo laudo deu positivo para meningite.
Especula-se que os dois casos tenham relação. No entanto, mesmo que as duas adolescentes sejam alunas da mesma escola, a Secretaria Municipal de Saúde informa que, de acordo com os exames já realizados, não há ligação entre os acontecimentos. A adolescente que veio a óbito frequentava a classe do 1º ano do Ensino Médio “C” e residia no Bairro Água Vermelha. A paciente do caso atual está matriculada no 1º ano do Ensino Médio “A” e sua residência está situada no Bairro Areias Brancas.
DIA “D”
No sábado, dia 06 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o “Dia D” de regularização dos cartões de vacinação dos munícipes.
Atividade agendada antes da ocorrência do segundo caso confirmado de meningite na cidade. Na ocasião, as Unidades Básicas de Saúde estiveram abertas para atender toda a população formiguense.
As vacinas contra a meningite devem ser ministradas em pessoas de até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
“É de fundamental importância que a população tenha consciência e procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu Bairro para conferência do cartão e possível atualização”, comentou Leandro Pimentel, Secretário Municipal de Saúde.
ORIENTAÇÃO QUANTO À PREVENÇÃO
Para prevenir a meningite são necessárias duas doses da vacina, que é disponibilizada pela Rede Pública de Saúde.
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Há diversos tipos da doença e para cada um deles os sintomas são específicos.
As manifestações mais comuns são: febre alta repentina; forte dor de cabeça; pescoço rígido; vômitos; dificuldade de concentração; convulsões; sonolência; sensibilidade nos olhos; falta de apetite; pele avermelhada, entre outros
Comente