A chegada da onda de calor que afetou Minas Gerais e outras regiões do país chama atenção das autoridades não só pelos riscos à saúde, mas também pelos riscos de incêndio. O Corpo de Bombeiros alerta sobre o risco do aumento do número de ocorrências durante o período e informou estar acompanhando o cenário climático.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo com risco para a saúde é válido para 790 cidades de Minas, entre elas Belo Horizonte. A onda de calor indica temperatura máxima 5°C acima da média do mês, por mais de 5 dias.
Em alerta emitido pelo órgão, os militares relataram estar se preparando para a época conhecida como 'verão térmico' e preparou uma série de ações para prevenções de incêndios em vegetações. A Operação Alerta Verde visa reduzir os focos de chamas por meio da fiscalização em lotes vagos. Desde o início do ano, foram realizadas mais de 29 mil fiscalizações.
O programa Minas Contra o Fogo é voltado para o treinamento de equipes de combate às chamas para diminuir a chance de propagação do fogo até a chegada dos militares para combate a ocorrência.
Além das ações, o Corpo de Bombeiros também investe na gestão de recursos para a período de calor:
Reforço operacional com o treinamento e emprego do efetivo da administração;
Emprego de 17 Núcleos de Incêndios Florestais com equipes habilitadas para o combate em todas as regiões do estado;
Locação de caminhonete e utilização de aeronaves, incluindo a nova aquisição da corporação, o avião modelo Air Tractor, que tem capacidade para espargir três mil litros de água de forma fracionada ou apenas em um ponto específico, facilitando o combate em locais de difícil acesso;
Rápida mobilização e resposta de acordo com os níveis de alerta.
Dicas para evitar incêndios
Ao realizar a limpeza de seu lote ou terreno, dê preferência sempre pela capina, nunca utilize o fogo para esse fim;
Não solte fogos de artifício próximo a áreas de vegetação;
Quando for acampar, confeccione o fogo em uma área limpa (longe da vegetação), e ao deixar a área de acampamento, tenha certeza de ter apagado o fogo, de preferência, com abundância de água e terra.
Comente