A partir de 2024 os ingressantes no curso de Engenharia Mecânica do IFMG Arcos passarão a estudar à noite.

A decisão de mudança de turno vem ao encontro de inúmeros pedidos da comunidade e também da avaliação interna, que constatou a crescente demanda pelos cursos no período noturno.

Criado em 2016, o campus Arcos oferta o curso de Engenharia Mecânica desde o início.

O curso é gratuito e tem duração de 10 semestres, com uma grade curricular de atividades teóricas e práticas em que o aluno é preparado para otimizar, projetar, instalar, manter e opera sistemas mecânicos, termodinâmicos, eletromecânicos, de estruturas e elementos de máquinas, desde sua concepção, análise e seleção de materiais, até sua fabricação, controle e manutenção.

Continua após a publicidade

Processo Seletivo 

As inscrições do Processo Seletivo do IFMG, para o 1º semestre de 2024, vão até o dia 19 de outubro e são realizadas, exclusivamente, pelo site processoseletivo.ifmg.edu.br.

Para os candidatos à vaga no curso de Engenharia Mecânica existem duas opções de admissão: Análise de desempenho escolar mais uma Prova de Redação on-line, ou aproveitamento de notas obtidas no ENEM, realizados a partir de 2014.

Continua após a publicidade

Para os candidatos a vagas no ensino médio haverá a realização de uma prova classificatória.
Curso com nota máxima no MEC O curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFMG Campus Arcos recebeu nota 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Os indicadores de qualidade foram analisados com base no Instrumento de Avaliação de Curso Superior, que classifica os cursos entre os conceitos 1 e 5.

O conceito 5 obtido, nota máxima, classifica o Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFMG Arcos como um dos melhores do país.

Continua após a publicidade

 
A avaliação foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada a pasta. A avaliação foi realizada em 2022.

O processo de avaliação do curso leva em consideração, três dimensões:
organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e a infraestrutura disponível para o curso.