Uma pequena fruta com grandes propriedades, poucas calorias e muitos nutrientes. Nos últimos anos, o consumo e cultivo de mirtilos vêm ganhando cada vez mais espaço no Brasil.
Para suprir essa demanda, uma fazenda familiar na cidade de Arcos, no Centro-Oeste, é destaque no segmento em Minas Gerais, com produção anual de 60 toneladas em 2022, representando cerca de 40% da produção do fruto no Estado.
A iniciativa para o plantio surgiu há três anos e partiu dos proprietários da fazenda, Paulo Nogueira Torres e João Paulo Torres, pai e filho respectivamente, hoje idealizadores da marca Bearberries.
A ideia, segundo João Paulo, foi utilizar quatro hectares de pastos degradados pela criação de gado para investir no cultivo. “Começamos a buscar coisas diferentes que a gente poderia agregar na fazenda e culturas diferentes para utilizar melhor as áreas que eram pastos”, explica.
Além da reutilização de pastos degradados, a empresa segue investindo em ações de produção sustentável, que se tornaram parte da proposta da marca no mercado. “Criamos uma empresa que pudesse levar produtos de qualidade e a ideia de uma vida mais saudável, uma vida em que as pessoas tenham cuidado pessoal e maior qualidade de vida. Então surgiu daí a ideia da Bearberries”, afirma o produtor.
PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Entre as ações de sustentabilidade destacadas, está a implantação de um sistema de fertirrigação, que, segundo João Paulo Torres, é uma tecnologia recente na região. Com a ferramenta, segundo ele, é possível obter uma irrigação controlada através de um sistema de gotejamento que aplica uma quantidade correta de água diretamente nas raízes, o que garante maior economia do bem natural e assegura a preservação do solo.
Além disso, a produção de mirtilos em Arcos dispensa o uso de agrotóxicos. O fruto é plantado em bolsas com substrato aerado de casca de arroz, que é derivado de uma combustão incompleta de subprodutos do arroz – um processo com baixo nível de poluição. Já a colheita, segundo o proprietário, não utiliza produtos descartáveis e é realizada de forma manual para preservar a qualidade do fruto.
Cultivo de mirtilos é adaptado para o clima local
A variedade do mirtilo cultivada no município, segundo o sócio da Bearberries, é produzida no Brasil há aproximadamente dez anos. O produto é importado dos Estados Unidos, onde é cultivado na região de clima quente do país, semelhante ao da cidade mineira.
Para o cultivo em Arcos, segundo ele, o maior desafio foi o risco às intempéries até então desconhecidas no local, como pragas ou problemas sanitários com as plantas. “Apesar dos riscos, não tivemos problema nenhum. As plantas se adaptaram superbem, inclusive, como aqui tem uma condição de muito sol o ano todo, a gente consegue frutos mais doces em comparação com os que existem no mercado”, destaca.
Empresa diversifica produtos e firma parcerias com redes de BH
Um dos destaques do negócio, conforme salienta o proprietário, é a mão de obra enxuta durante a produção, que exige quatro empregos fixos durante o ano e pouco mais de 20 vagas temporárias no período da colheita. O modelo possibilitou expandir o cultivo para amoras e framboesas, com intenção de abarcar também o plantio da ainda desconhecida fruta Fisális.
Em relação ao mercado, João Paulo Torres afirma que o destaque para a ascensão da marca está nas ações sustentáveis. “Em São Paulo, foi o nosso diferencial para entrarmos em grandes redes como Atacadão e Raízs. Em Minas, além da proposta ser muito interessante, ainda encontramos vários mercados curiosos e interessados na fruta ainda pouco difundida no Estado”, argumenta.
Até 2024, produtos estarão disponíveis em quatro estados | Crédito: Bearberries/Divulgação
Recentemente, a empresa firmou parceria com a rede Villefort em Belo Horizonte para a comercialização de caixinhas de mirtilos.
O proprietário acrescenta que a Bearberries está negociando com mais duas redes na Região Metropolitana de BH, ainda não reveladas, e confirmou que pretende expandir para outros estados, como Rio de Janeiro, ainda neste ano, e Goiás, em 2024.
Comente