De quinta-feira (19) e até domingo (22) aconteceu a vigésima quinta edição do tradicional congresso das Lideranças empresariais de 74 municípios de todas as regiões do estado de Minas Gerais, promovida pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Federaminas).
A iniciativa da Federaminas é um ato de reconhecimento e homenagem aos empresários mineiros que contribuem no desenvolvimento econômico do estado.
O presidente da ACE/CDL, senhor Ivan Fontes, Gilma Gondim e João Paulo, representantes da ACE/CDL Arcos participaram do evento, onde na noite do último sábado (21), aconteceu uma homenagem ao empresário do ano Luiz Vicente da Costa, da Rede do Campo Império Rural, que recebeu o Certificado de Mérito Empresarial do Estado de Minas Gerais representando Arcos, durante o evento realizado em Araxá, no Alto Paranaíba.
“O que nós queremos mostrar é que o desenvolvimento econômico dá dignidade às pessoas através do emprego e da renda. O emprego nasce nas pessoas que têm o desejo de empreender e o que queremos nesse congresso é estimular o empreendedorismo para que possamos aumentar nossas opções de emprego e, assim, ajudar Minas Gerais e o Brasil a se desenvolver”, disse o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues.
Ele afirmou ainda que o evento surpreendeu os empresários e proporcionou reflexões importantes. “Esta é a vigésima quinta edição do Congresso. Para a comemoração das nossas bodas de prata, elaboramos uma programação especial com os principais especialistas do país em palestras e onde tivemos mesas de debate, lançamentos, uma feira de negócios e momentos de interação que foram uma revolução no setor”, conta.
A programação foi extensa. Destaque para a grade central de palestras, com nomes como Luiz Barsi Filho, conhecido como o “Rei da Bolsa de Valores”; Jorge Gerdau, atual presidente do conselho de administração de uma das maiores produtoras de aço do mundo; Felipe Titto, empresário; João Eduardo Villemor Amaral, fundador da Sustainable Mission Ventures, entidade portuguesa que trabalha no desenvolvimento de projetos sustentáveis; Camila Farani, presidente da G2 Capital e Walter Longo, publicitário e administrador de empresas especialista em Inovação e Transformação Digital.
O Congresso da Federaminas também recebeu três grandes eventos paralelos até domingo (22).
Entre eles está o Congresso de Direito que, entre outros temas, que discutiu ferramentas jurídicas para o fomento da atividade empresarial, a resolução de conflitos entre sócios e a reforma constitucional tributária. Foram nove painéis com alguns dos principais nomes do direito no país.
Ele acontece anualmente e reúne presidentes, diretores e executivos das ACEs de todo o Estado, além de empresários e representantes de outras entidades de classe.
As atividades do evento foram formadas por palestras, treinamentos técnicos e debates que permitem uma intensa troca de experiências entre as lideranças e uma maior aproximação dos empresários com o movimento associativista mineiro.
Comente