Já parou para pensar como a vida é efêmera e imprevisível? E quantas vezes nos esquecemos de valorizar o que realmente importa: as pessoas que amamos. A correria do dia a dia, os compromissos e as distrações, não raro, nos afastam daqueles que são verdadeiramente importantes em nossas vidas. Tem uma música que eu gosto muito que ela diz assim:

“O mundo precisa
Saber a verdade
Passado não volta, futuro não temos e o hoje não acabou

Por isso ame mais, abrace mais
Pois não sabemos quanto tempo temos pra respirar
Fale mais, ouça mais
Vale a pena lembrar que a vida é curta demais.”

É por isso que eu acredito que precisamos honrar e reconhecer as pessoas que amamos. É fácil cair na armadilha de adiar momentos especiais com aqueles que nos são caros, imaginando que sempre haverá um "amanhã" para fazer as coisas certas. No entanto, o amanhã é incerto, e a única certeza que temos é o presente. Portanto, devemos fazer com que cada momento conte, demonstrando nosso amor e apreço por quem está ao nosso lado.

Continua após a publicidade

Tempo de qualidade é um dos maiores presentes que podemos oferecer a alguém. Conversar, compartilhar experiências, ouvir e estar presente de corpo e alma são gestos que fortalecem os laços afetivos. Não se trata apenas de estar fisicamente presente, mas de se envolver emocionalmente, de criar memórias e construir relacionamentos sólidos.

Amar alguém e demonstrar isso em vida não apenas enriquece a vida daqueles que recebem esse amor, mas também a nossa própria vida.

Ao honrar e reconhecer as pessoas que amamos, também estamos criando um ambiente de apoio e afeto mútuo. Quando enfrentamos desafios e dificuldades, ter pessoas que nos amam ao nosso lado nos dá força e coragem para superar qualquer obstáculo. Essas relações profundas são um refúgio em tempos difíceis e, o certo é que eles sempre existirão.

Continua após a publicidade

Amanhã celebramos o dia de Finados, das pessoas que já se foram. Eu gosto de acreditar que as pessoas que amamos em vida, mesmo mudando de plano espiritual, continuam vivas dentro de nós. Isso, de alguma forma, me conecta aos que se foram e me dá a oportunidade de continuar honrando suas histórias. Provavelmente, você como eu, já perdeu pessoas que ama, isso faz parte do processo da vida. Entretanto, a morte não é um fim, por isso, aproveite o dia de amanhã para honrar, no seu coração, as pessoas que fizeram parte da sua vida.

A vida é uma dádiva preciosa e frágil. Aproveitemos cada dia, cada momento, para fazer valer a pena. Não deixemos palavras não ditas ou gestos de amor não expressos. Que saibamos honrar e reconhecer as pessoas que fazem parte da nossa história, pois, no final, são essas relações que dão significado à nossa jornada. E, acima de tudo, lembremos que o tempo é um recurso finito, e a única maneira de garantir que cada dia seja significativo é vivê-lo com muito amooooorrrrrrr.