Neste dia 15 de novembro, feriado nacional, comemoramos um dia muito importante para a história do nosso País, sua independência. Pensando sobre isso me veio à mente: quantas pessoas que sonham em ter a sua independência? Eu não tenho essa resposta rsrs, mas eu tenho certeza absoluta que são muuuuuitas! Por isso, vou deixar nesse texto algumas dicas para quem está em busca de empreender seu próprio negócio e viver uma vida de sentido. Boora lá!
A taxa de mortalidade das empresas em nosso País nos primeiros anos é altíssima e isso, acontece por diversos fatores. Com o intuito de ajudar a minimizar que essa possibilidade aconteça com você é preciso que, primeiramente, você faça uma pesquisa de mercado detalhada para compreender as nuances do setor, identificar oportunidades e antecipar os desafios que, com certeza, você encontrará.
Outro ponto muito importante, elabore um plano de negócios sólido, que inclua visão, missão, estratégias de marketing e projeções financeiras realistas, isso é fundamental. Ainda, é crucial determinar o capital inicial necessário e entender as diversas opções de financiamento, como empréstimos ou investidores para começar de um jeito certo, sem dívidas impagáveis.
Lembre-se, uma gestão financeira eficaz é a espinha dorsal de qualquer empreendimento. Manter registros contábeis organizados, estabelecer um orçamento rigoroso e monitorar de perto o fluxo de caixa são práticas cruciais. Busque negociações favoráveis com fornecedores e identifique áreas para redução de custos, isso vai contribuir para a estabilidade financeira a longo prazo do seu negócio.
O dinheiro que gira no seu negócio não é o lucro! Muitos empreendedores acabam seus negócios porque não entendem que o dinheiro que gira no caixa não é o dinheiro que vai sobrar no final! Por isso, invista de forma inteligente, considerando o retorno sobre o investimento, tenha reservas financeiras para períodos mais desafiadores e separe o caixa da empresa do seu bolso.
Diversifique seus produtos ou serviços, expanda para novos mercados (use as redes sociais para isso), faça parcerias e inove. Algo que eu acredito demais, valorize as pessoas que estiverem com você. Talvez, inicialmente, seja somente você, mas na medida que crescer e chegar os colaboradores, trate-os com respeito e amor, capacite seu time!
No cenário empreendedor, assim como na história do Brasil, buscamos a independência, e neste 15 de novembro, data marcante para a independência do Brasil, podemos fazer uma analogia. Assim como o país buscou autonomia política, os empreendedores almejam independência financeira. Essa independência financeira é conquistada não apenas pela liberdade de administrar seus próprios recursos, mas também pela capacidade de moldar o destino financeiro de seus negócios.
Vivemos um cenário desafiador, mas cheio de oportunidades para aqueles que acreditam e buscam capacitação para entregar o seu melhor. Sempre haverá espaço para aqueles que fazem a diferença, são “overdeliverys” (fazem mais do que esperam deles).
Com muito amor, eu desejo para você muito sucesso em sua jornada.
Comente