Em 2019 a Paróquia Nossa Senhora do Carmo completa 160 anos de existência.
Criada oficialmente no anos de 1859 e instalada em 15 de novembro de 1864, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo é a primeira paróquia de Arcos e por tanto a mais antiga.
No local onde hoje é a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, foi construída uma capela, no inicio do século XIX.
Em 1862, Padre Joaquim de Souza Oliveira iniciou a construção da Igreja que foi totalmente concluída 47 anos depois, no ano de 1909.
Em 1891, chega a imagem de Nossa Senhora do Carmo, vinda de navio da França, transportada por trem e carros de boi, até chegar em Arcos.
No ano de 1952, parte da Igreja Matriz foi demolida na primeira grande reforma de suas estruturas.
Essa reforma foi conduzida por Armando Barboni, e em 1957 estava concluída com sucesso.
Outras reformas se sucederam, como a troca do telhado nos anos 90 e uma reforma nos anos que antecederam os 150 anos, em 2009.
Nessa época, instaurou-se uma polêmica em relação a uma possível troca de todo o piso da Matriz, que é de origem portuguesa e extremamente raro.
A Igreja foi reformada e o piso não foi trocado.
Em julho de 2009, houve uma grande festa, com a escolha do Hino em homenagem aos 150 anos da Paróquia.
O Hino se tornou também um marco na história da Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Arcos.
A Igreja Matriz, ao longo dos anos e das reformas, mantém suas características neocoloniais no exterior, as paredes largas de "adobo", as duas torres, onde em uma delas um maravilhoso relógio, que foi doado no ano de 1914, pelo senhor Francisco Gonçalves Oliveira e é um dos pontos mais fotografados da cidade de Arcos.
Comente