Foi realizada na noite de terça (16), a primeira reunião para a implantação da Rede de Vizinhos protegidos na cidade de Pains. O projeto visa aproximar polícia e comunidade no combate ao crime e no aumento da sensação de segurança. Quase 50 moradores do bairro Alvorada participaram do encontro, o primeiro de um total de três.
O que é a Rede de Vizinhos Protegidos?
É uma rede de moradores que se ajudam mutuamente. Tornam-se uma espécie de ‘câmeras vivas’, ou seja, orientados pela Polícia Militar, adotam estratégias para se proteger, repassando informações de qualquer atitude suspeita, imediatamente, para a PM.
Composição
A REDE DE VIZINHOS é composta por moradores de um determinado bairro ou região, em grupos de residências circunvizinhas. Nas reuniões periódicas com a PM, os moradores são orientados sobre medidas de segurança que devem tomar cotidianamente.
As reuniões
Reunião de apresentação do projeto e primeiro contato entre a PM e moradores dos bairros envolvidos.
Reunião de confirmação e inserção de informações adicionais.
Reunião de lançamento oficial do projeto e entrega das placas aos moradores.
Em Arcos o Projeto Rede de Vizinhos Protegidos já é um sucesso e contribuiu para a queda significativa dos números de furtos consumados a residências nos bairros onde foi implantado.
Para se ter uma ideia nos anos de 2014, 2015 e 2016, a Polícia Militar de Arcos registrou dezenas de furtos consumados à residências na região dos bairros LOURDES, CIDADE NOVA, SÃO PEDRO, CIDADE JARDIM E GRAJAÚ.
Somente em um final de semana, 05 casas foram invadidas e muitos pertences do moradores levados, como: joias, dinheiro, televisores, carros, etc.
Desde a criação da Rede de Vizinhos Protegidos em 03 de agosto de 2017, houve apenas um registro de furto consumado a residência nesses bairros.
Comente