O Sebrae Minas promove iniciativa inédita voltada para a melhoria da gestão, operação e rentabilidade dos mercados municipais de seis cidades mineiras. O projeto “Nosso Mercado”, realizado em parceria com as prefeituras, comerciantes e produtores rurais, prevê a realização de avaliação e implementação de um modelo de gestão para atender às necessidades específicas de cada município.
O objetivo é transformar esses centros comerciais em espaços mais atrativos, ampliando o número de visitantes, as vendas, a satisfação dos clientes e a participação da comunidade, estimulando o desenvolvimento econômico local.
Participam do projeto os mercados municipais de Nepomuceno, Itapecerica, Governador Valadares, Patos de Minas, Divinópolis e Brasília de Minas. “Cada um desses mercados tem suas particularidades e estão em estágios diferentes de maturidade em relação a organização tanto gerencial como estrutural.
Por isso, trabalharemos juntos com o poder público municipal, comerciantes, permissionários, consumidores e a própria população para construirmos estratégias e ações associadas, que fomentem o comércio, gastronomia e turismo, focando sempre na identidade, tradição e riqueza cultural de cada cidade”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
O “Nosso Mercado” começou em 2023 e tem sua atuação direcionada para quatro pilares. O primeiro deles é a realização de um mapeamento para avaliar os pontos fortes e fracos, identificando oportunidades de melhoria e desafios a serem superados em cada centro comercial.
Além disso, como na maioria das cidades, a administração dos mercados municipais tem sido responsabilidade direta da prefeitura, a iniciativa prevê a sensibilização dos principais stakeholders envolvidos esses estabelecimentos para que possam relatar suas necessidades, dificuldades e expectativas sobre o funcionamento desses centros comerciais, que na maioria das vezes concentram uma grande variedade de produtos desde a agricultura familiar aos itens industrializados.
As partes envolvidas neste processo também participam de visitas técnicas em mercados municipais de referência nacional para conhecerem in loco boas práticas adotadas em relação a gestão e operação, layout e infraestrutura dos espaços, mix de produtos oferecidos e iniciativas voltadas para melhorar a experiência do cliente.
A partir da análise de todas as informações coletadas é elaborado um plano de ações com recomendações sobre o modelo de administração mais adequado para cada mercado municipal, de acordo com suas necessidades, características locais e particularidades. Além disso, o projeto oferece consultoria para a definição das diretrizes de operação para a elaboração de documentos necessários para a implementação do modelo de outorga sugerido, como a entrega do edital de licitação, termo de referência, permissão de uso, proposta de projeto executivo e relatório econômico-financeiro.
O “Nosso Mercado” propõe ainda a estruturação e/ou fortalecimento da governança local, por meio da criação de uma associação de comerciantes/permissionários ou entidade similar, com suas devidas funções e responsabilidades definidas por um estatuto social, termo de cooperação mútua, além de um regulamento de funcionamento do mercado.
“A iniciativa permite que a governança proponha e desenvolva ações de promoção como a construção e gestão de uma marca que destaque a origem e tradição do município. Além disso, incentiva a busca de novas parcerias e investimentos para capacitar os donos desses estabelecimentos, melhorando a gestão dos negócios.
Assim, o mercado estará apto a oferecer um atendimento diferenciado e de excelência aos visitantes, impulsionando toda a cadeia produtiva associada ao turismo e a agricultura familiar, fazendo com que a renda gire dentro do próprio município”, justifica Marcelo Silva.
Projeto piloto
Em Nepomuceno, no Sul de Minas, a inauguração do Mercado Municipal Silva Lucas está prevista ainda para este ano. O centro comercial, com 12 pequenos negócios, é considerado o projeto piloto do “Nosso Mercado”, por ter passado por todas as etapas de planejamento e ações da iniciativa, que envolveu a participação efetiva da iniciativa privada e do poder público municipal.
O Sebrae Minas, por meio do “Nosso Mercado”, realizou um estudo técnico para construção de um modelo viável para o funcionamento, manutenção e operação, de acordo com os critérios estabelecidos pela governança do mercado. Também apoiou a criação de uma associação de comerciantes e produtores rurais locais.
O próximo passo será oferecer capacitação para empreendimentos e tornar o local um dos pontos turísticos da cidade.
Em andamento
Com exceção das cidades de Nepomuceno, Divinópolis e Itapecerica, os outros três mercados municipais participantes da iniciativa do Sebrae Minas já estão em funcionamento. Entre eles, o Mercado Municipal de Governador Valadares.
Com 30 lojistas, o centro comercial, que já possui um modelo de outorga, apresenta nesta quinta-feira (15/12), o rebranding da marca, com uma nova identidade visual padronizada para o espaço interno do mercado.
Em 2024, estão previstas a realização de várias ações do projeto Nosso Mercado, entre elas, o fortalecimento da governança e iniciativas voltadas para melhoria do funcionamento do mercado e capacitação em marketing e finanças dos empreendimentos locais.
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