Na tarde desta sexta-feira (01/03) o arcoense juiz federal da 7ª Vara dos Juizados Federais Cíveis de Belo Horizonte Dr. Carlos Geraldo Teixeira, foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte.
A homenagem foi proposta pelo vereador belo horizontino Maninho Félix, através do Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes, juntamente com Dr. Wellington Roque.
Maninho Felix fez questão de pontuar em sua fala, o orgulho que Dr. Carlos Geraldo Teixeira tem de seu passado de luta e muito trabalho: "uma biografia que merece todo o nosso respeito e admiração, principalmente pela solidez de seu caráter e simplicidade de seu coração, manifesto por tanto minha honra por ter sido o autor da indicação do Juiz Federal Dr. Carlos Geraldo Teixeira para receber de nosso parlamento em nome do povo de Belo Horizonte, o Título de Cidadão Honorário..."
Luciano Gontijo ressaltou " em nome do Deputado Arantes, trouxemos o abraço e parabenizamos a família... nobreza e orgulho de ter um magistrado filho da terra (Arcos), em cargo de expressiva responsabilidade..."
O médico cardiologista Dr. Wellington Roque, disse que "Como juiz federal, ele não apenas interpretou a lei, mas também agiu como um defensor dos direitos fundamentais e como um protetor dos mais vulneráveis. Sua atuação exemplar tem sido um baluarte contra a tirania e um símbolo de esperança para aqueles que buscam justiça."
O agraciado MM. juiz Carlos Geraldo Teixeira em sua fala, "Agradeceu aos amigos, familiares e todos os presentes... como muitos jovens do interior de minas... vim (parara BH) em busca de estudo e trabalho... morei em repúblicas...amigos sinergias e desafios inesquecíveis... foram muitas batalhas, algumas dificuldades, mais sobretudo, felicidades e conquistas... a cidade (BH) entre outras coisas ofertou e oferta excelentes escolas e trabalho dignos... cabiam-me dedicação, persistência e resiliência. Sou muito feliz e realizado com minha e meu trabalho...Esse reconhecimento muito me honra e orgulha, não só a mim, mas com certeza minha esposa, meus filhos, meus familiares e amigos"
O MM. juiz Carlos Geraldo Teixeira é reconhecido por uma série de qualidades que o destacam em sua carreira e contribuem para sua eficácia no exercício da magistratura. Algumas dessas qualidades incluem:
-
Profissionalismo: Carlos Geraldo Teixeira é conhecido por sua abordagem profissional e imparcial em todas as suas decisões judiciais. Sua conduta ética e comprometimento com a imparcialidade garantem que todas as partes envolvidas em um processo sejam tratadas de forma justa e equitativa.
-
Conhecimento jurídico: Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência profissional, o MM. juiz Carlos Geraldo Teixeira possui um profundo conhecimento das leis e dos princípios jurídicos. Isso permite que ele analise casos de maneira abrangente e tome decisões fundamentadas com base nas leis aplicáveis e na jurisprudência relevante.
-
Empatia: Uma qualidade essencial para qualquer juiz é a capacidade de compreender as circunstâncias individuais das partes envolvidas em um processo. MM. Dr. Carlos Geraldo Teixeira demonstra empatia em suas interações com as partes e busca considerar seus interesses e necessidades ao tomar suas decisões.
-
Eficiência: Como juiz, Carlos Geraldo Teixeira é reconhecido por sua eficiência na condução dos processos judiciais. Ele se esforça para garantir que os casos sejam tratados de maneira oportuna, sem comprometer a qualidade das decisões proferidas.
-
Compromisso com a justiça: Acima de tudo, Carlos Geraldo Teixeira demonstra um forte compromisso com a busca pela justiça em todos os aspectos de sua atuação como juiz. Sua integridade e dedicação ao cumprimento da lei e à proteção dos direitos fundamentais das pessoas contribuem para a confiança da sociedade no sistema judiciário.
Essas qualidades combinadas fazem do juiz Carlos Geraldo Teixeira um profissional respeitado e admirado em sua comunidade jurídica e além, sendo um exemplo de excelência na magistratura.
Em sua terra natal, Arcos a cerca de 220 km de Belo Horizonte, o MM. Carlos Geraldo Teixeira é admirado e respeitado, sendo um exemplo à todos de dedicação, trabalho e fé.
Dr. Carlos Geraldo Teixeira, natural de Arcos-MG, mudou-se para BH em 1977, após aprovação para ingresso no Colégio Municipal Marconi, na Escola Estadual Central e na Escola Técnica Federal, onde formou-se em técnico em mecânica. Naquela escola, prosseguiu os estudos e cursou metade do curso de Engenharia Mecânica (aprovado nos primeiros lugares no vestibular) e do curso de Licenciatura em Mecânica. Interrompeu os cursos no final do ano de 1982, em razão das dificuldades do mercado para a engenharia e da aprovação em 2° lugar no concurso do Banco do Brasil S.A., retornando para a cidade natal de Arcos.
Voltou a morar em BH em 1995, quando assumiu o cargo de advogado do Banco Brasil S.A. Quando saiu do Banco do Brasil em 1999, estava promovido para assumir o cargo de assessor jurídico em Brasília-DF. Graduado em Direito, pós-graduado em Direito Público (Fac. Direito de Sete Lagoas MG) e em Direito de Empresas (PUC-MG). Aprovado em 1° lugar no processo de seleção. Mestre em Direito Econômico e Socioambiental (PUC-PR), aprovado em 2° lugar no processo de seleção. Participou de cursos nos EUA, Espanha, Portugal, Alemanha e Israel. Autor do livro: "Preservação das Nascentes. Pagamento por Serviços Ambientais ao Pequeno Ruralista Provedor", Editora Folium em 2012. Autor de artigos jurídicos.
Em 1998, foi aprovado nos concursos de Procurador da Fazenda Nacional e de Procurador da Fazenda do Estado de Minas Gerais. No ano de 1999, aprovado em 5° lugar, 2° lugar em MG, no VII Concurso para Juiz Federal Substituto no TRF-1° Região. Posse em 1999, entrou em exercício em Belo Horizonte MG onde trabalhou até 2006. Foi promovido Juiz Federal Titular e Coordenador das Subseções de Passos MG (2006 a 2011); Lavras MG (2011 a 2013) e Contagem MG (2013 a 2014). Desde 2014, atua como Juiz Federal Titular da 7° Vara do Juizado Especial Federal em Belo Horizonte MG.
Foi presidente e instalador da Comissão de Sustentabilidade da Seção Judiciária da Justiça Federal em MG (2015 a 2016). É membro do Comitê Estadual de Saúde do Conselho Nacional de Justiça em MG (2018 a 2020). Também é Coordenador do Centro de Conciliação e Cidadania da JF em MG (2020 a 2022), Coordenador do Centro Local de Inteligência da JF em MG (06/2020 a 01/2024), Vice-Diretor do Foro da JF em MG (1° semestre de 2022) e foi convidado para ser o 1° Diretor do Foro da JF MG após a inauguração do TRF-6.
Nosso homenageado também é Vice-Presidente da AJUFEMG - Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais por duas gestões (2005-2006 e 2017-2018) e Diretor de Relações Institucionais da AJUFEMG (2019-2020). A AJUFEMG foi criada para defender a criação do TRF 6 em Minas. Luta que se prolongou por 20 anos culminando com a instalação em 2022. Também é Fornador da ENFAM - Escola Nacional de Formação de Magistrados - Brasília DF (2017 a 2019), Direito Previdenciário.
E recebeu os seguintes títulos: Em 2005, "Ambassador of Good Will from Arkansas, Governor of the State of Arkansas - EUA"; 2006, Honra ao Mérito, Subseção da OAB - Passos MG; 2008, Honra ao Mérito, Sociedade Pequeninos de Deus - Arcos MG. Em 2012: Honra ao Mérito, Câmara Municipal de Arcos e Medalha do Mérito Ambiental do Governo do Estado de MG. Em 2014, Medalha da Liberdade e Cidadania do Governo do Estado de MG. Em 2020, Mérito Ambiental. Primeira Medalha Ambiental concedida pela Câmara Municipal de Arcos MG e em 2021, Medalha Justiça Século XXI pela Direção do Foro da Seção Judiciária Federal de MG.
Comente